Translate

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

SUPER HIDROFÓBICO

A inspiração, diz a notícia, foram folhas de lotus e asas de borboleta, pois são dos materiais mais impermeáveis que há na natureza, nomeadamente a folha de lotus.
Os cientistas que trabalham no MIT, em Boston, afirmaram que criaram um material super-hidrofóbico, sendo mais impermeável à água do que a referida folha, o que é que isto significa ?
Significa que o material que sintetizaram como é ainda mais incompatível com a água do que os que se conhecem, obriga a menos tempo de contacto entre a gota de água e a sua superfície, deixando-a deslizar com mais rapidez, tendo esta propriedade outros efeitos: menos embaciamento, menos gelo formado na superfície, logo menos corrosão provocada pela humidade nos metais revestidos com este tipo de material.
Aplicações deste material super-hidrofóbico serão feitas a nível dos tecidos, permitindo roupas verdadeiramente impermeáveis, a nível da aeronáutica com superfícies frias lá em cima sem formação de gelo a estragar a aerodinâmica das aeronaves, nas turbinas e também cá em baixo nos vulgares carros que atualmente formam gelo no pára brisas e no vidro traseiro que além de não deixar ver estragam a borracha do limpa para brisas quando este é acionado.
As tendas poderão ficar realmente secas por dentro quando chove, não molhando quem dorme lá dentro quando se encosta à tela da parede.
CONCLUSÃO
Na pesquisa de novos materiais pode-se ser fóbico relativamente a tudo, até hidrófobo.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário