Translate

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

AS GUERRAS DAS PEDRAS

As guerras dos pobres contra os ricos costumam-se caraterizar pelo uso da pedrada contra as forças da ordem do outro lado, este tipo de alvejamento não costuma ser levado a sério pelos meios de comunicação, geralmente porque nunca levaram uma pedrada a sério, daquelas que por vezes matam quando atingem certa zonas da cabeça ou a zona do coração.
A pedrada deve ter sido o primeiro meio balístico usado pelo homem, depois de ter constatado que poderia ferir ou matar o outro sem que pusesse em causa o seu próprio corpinho.
A balística da pedrada está muito dependente da prática, pois eu anteontem fiz uns arremessos de treino e verifiquei que estava com a pontaria totalmente descalibrada, fruto de anos sem treino.
O arremesso da pedra é biologicamente compatível, reforça o complexo muscular do ombro e cotovelo, pode ser praticado em praticamente todos os ambientes naturais sem qualquer logística e mesmo em muitas zonas urbanas. A afinação da pontaria vem com as horas praticadas.
A pedrada tem os inconvenientes de esforçar o ombro e cotovelo e poder criar luxações nessas zonas, quando praticado com pedras maiores, quando muito repetida ou quando se recorre a pedras mais densas. Pode ainda criar feridas contusas nos dedos, quando as pedras têm arestas afiadas, devido ao atrito da pedra durante a trajetória inicial não balística em que esta permanece agarrada ao impulsor mão.
Desta forma, as desvantagens do utilizador da pedrada como meio reivindicativo leva a pensar numa otimização do processo, do ponto de vista do utilizador e aí surge a ideia da batata: esta não cria lesão nos dedos do atirador, não fere de morte a vítima, é um alimento, logo não se pode ser acusado de tentativa de morte ou ferimentos nas vítimas, é menos densa que a pedra, permitindo uma melhor performance em cada catapultamento manual e muito mais repetições sem criar luxações no binómio ombro/cotovelo, ainda sobrando capacidade física para jogar ténis nos tempos livres, além de não ser muito cara.
A grande desvantagem da batata é que já é necessário recorrer à logística do abastecimento.
CONCLUSÃO
Substituir pedradas por batatadas é benéfico para o atirador e mais ergonómico, pois a batata adapta-se melhor à mão que a pedra, além de ser biodegradável.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário