Translate

terça-feira, 11 de junho de 2024

MERCÚRIO O PLANETA


Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol e o menor do nosso sistema solar. Com um diâmetro de apenas 4.880 quilômetros, ele é ligeiramente maior do que a Lua da Terra. A proximidade com o Sol faz com que Mercúrio tenha temperaturas extremas, variando de -173°C à noite a 427°C durante o dia. Apesar de ser visível a olho nu, Mercúrio é um dos planetas menos estudados devido à dificuldade de observação e exploração.


Mercúrio foi conhecido desde os tempos antigos, com registos das suas observações feitas por civilizações como os sumérios, babilônios e gregos. O planeta recebeu o nome do deus romano Mercúrio, o mensageiro dos deuses, devido à sua rápida movimentação pelo céu.


Mercúrio, o Elemento Químico


O mercúrio, elemento químico com símbolo Hg e número atômico 80, é conhecido desde a antiguidade. O seu nome deriva do deus Mercúrio, pela sua capacidade de se mover rapidamente na sua forma líquida. Também conhecido como hidrargírio (do grego "hydrargyros", que significa "prata líquida"), o mercúrio é único entre os metais por ser líquido à temperatura ambiente.


A primeira menção documentada do mercúrio remonta à antiga China e Índia por volta de 1500 a.C. No Ocidente, os alquimistas da Idade Média acreditavam que o mercúrio poderia transformar outros metais em ouro, o que levou a muitas experiências e descobertas científicas importantes.


Descoberta e Influência na Civilização Humana


A observação de Mercúrio, o planeta, teve um papel importante na compreensão dos movimentos planetários. Civilizações antigas utilizaram essas observações para desenvolver calendários e para fins astrológicos. Já o estudo do mercúrio, o elemento, teve impacto nas áreas de medicina, química e mineração.


Na medicina, o mercúrio foi utilizado em tratamentos para doenças como a sífilis. No entanto, a toxicidade do mercúrio levou a muitas tragédias, como o caso da contaminação na Baía de Minamata no Japão, nos anos 1950, onde o consumo de peixes contaminados por mercúrio causou graves problemas de saúde na população local.


Referências Bibliográficas


Em Japonês:


中野不二男. (2012). 『水銀と文明』. 東京: 中央公論新社.

福井恒明. (2018). 『水銀の科学』. 東京: 共立出版.

Em Inglês:


Marcy, G. W., & Butler, R. P. (2000). "Planets around other stars." Annual Review of Astronomy and Astrophysics, 38, 57-97.

Emsley, J. (2011). "Nature's Building Blocks: An A-Z Guide to the Elements." Oxford University Press.

Em Português:


Valladares, A. A. (2003). "Mercúrio: História, Ciências e Riscos." São Paulo: Editora Senac.

Lopes, A. C. S. (2008). "Elementos Químicos: Características e Aplicações." Rio de Janeiro: LTC.

Em Hebraico:


יובל נח הררי. (2012). "קיצור תולדות האנושות". תל אביב: דביר.

כהן, י. (2016). "יסודות בטבע: סקירה מדעית." ירושלים: הוצאת מאגנס.


PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário