Translate

terça-feira, 29 de outubro de 2013

ENQUANTO ANGELA FALA, NSA OUVE

Angela Merkel afinal tem sido escutada desde pelo menos 2002 e na sequência do vómito de informação classificada do Snowden veio-se a confirmar isso mesmo, tendo a chanceler alemã ficado muito indignada.
Entretanto a chamada comunidade dos serviços secretos dos USA têm vindo a desculpar o seu presidente que por seu lado costuma criticar as parcas informações que os serviços secretos lhe dão, para poder tomar as suas mais acertadas decisões por antecipação.
Sim, em política a antecipação é ter uma agenda preparada antecipadamente para quando surgem os problemas já se ter o plano estudado porque se já tinha conhecimento.
O programa de espionagem de líderes aliados concebido pela NSA era especificamente desconhecido do líder Obama, mas como a sua ordem era para fazerem tudo o que estiver ao alcance para que os USA possam antecipar e saber o que se passa, é evidente que o seu desconhecimento é estratégico.
Lembremo-nos de que antes da II Guerra Mundial, a Alemanha nazi e a União Soviética Socialista de Stalin eram aliadas e acabaram em guerra com a vitória dos Soviéticos, mas depois de Hitler ter atacado primeiro e sem aviso, se houvesse escutas talvez não tivesse sido bem assim, pois os Sov’s coitadinhos, não estavam prevenidos.
Nos nossos tempos estas guerras de superpotências não são muito equacionáveis porque a guerra agora é económica e a espionagem passou a ser lucrativa por isso mesmo.
As guerras interessam aos fornecedores de material para a guerra ou a quem lucra com os negócios que daí advêm, nunca interessa ao país que a faz!
CONCLUSÃO
Acabaram-se as guerras entre os grandes e a espionagem passou a dar lucro: a partir da economia espiada.
PensaCM

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

PAÍSES REALMENTE FELIZES

Investigadores do Departamento de Estatística da Universidade Carlos III de Madrid, alteraram o conceito de índice de felicidade de um país e indexaram-no ao fluxo emigratório do mesmo.
Se muita gente emigra de um país é porque não estão satisfeitos com os vários aspetos da sua vida naquele país, como a violência, a segurança social, a perspetiva de futuro, etc., assim em vez de serem registados depoimentos muitas vezes mentirosos e receosos de represálias das polícias políticas, basta analisar vários parâmetros de um país e verificar os fluxos emigratórios desse país, se se fazem para outros com condições idênticas ou melhores.
Em Portugal tivemos governantes a aconselhar-nos a emigrar para países melhores, pois assim baixavam o índice de desemprego e a agitação social, aumentando a confiança dos investidores ou pelo menos não a diminuindo.
CONCLUSÃO
Neste ranking com 112 países, Portugal fica em 39º em felicidade.
PensaCM

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A SUPREMA FELICIDADE

O presidente Nicolás Maduro vai criar o chamado vice-ministério da Suprema Felicidade do Povo que vai servir para coordenar os vários programas de assistência social que o governo venezuelano tem.
O nome na realidade é caricato: Suprema Felicidade do Povo, faz lembrar uma organização japonesa que lançou gás sarin no metro de Tóquio, tendo morto uns quantos e deixado intoxicados uns milhares, essa organização dada como religiosa apelidava-se de Verdade Suprema e tinha um líder cego.
Neste caso embora o nome faça lembrar o grupo japonês parece ter intenções abrangentes para todos os necessitados, vamos ver se só financia necessitados ou também vai fazer outros financiamentos.
O 23º Buda, Sidartta Gauthama, na Índia, uns seis séculos antes do nascimento de Jesus Cristo, já tinha concluído, depois de muita meditação, que a vida era sofrimento e como tal propunha-se conceber um método para ultrapassar essa realidade. A suprema felicidade viria de muita meditação, boas práticas de vida através dos oito princípios do budismo e um karma efetivamente purificado.
Séculos depois do surgimento desta filosofia de vida, aparece Jesus Cristo a apregoar a suprema felicidade como aquela que se encontra quando se crê no seu Deus, sem barreiras e seguindo os dez princípios ou mandamentos escrupulosamente, já utilizou uma escala de dez princípios em vez da escala de oito do Budismo.
CONCLUSÃO
Será que Nicolás está a impregnar o seu povo de uma filosofia religiosa em que acrescentará mais dois princípios aos dez do Cristianismo?
PensaCM

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

ENGANO NO QUARTO

Guangxi é uma região chinesa que tem estatuto autónomo, onde a etnia Zhuang é maioritária e onde têm direito a algumas leis fora do âmbito do resto da China, como por exemplo não estarem sujeitos à limitação de filhos por casal.
Esta região foi integrada na China em 214 A.C. e como faz fronteira com o Vietname chegou a ser invadida por este lá para os séculos XI e XV.
Foi notícia que uma noiva na noite de núpcias, enquanto dormia com o recém marido, foi acometida de uma vontade fisiológica que a levou à casa de banho, no regresso ao quarto enganou-se na porta e entrou noutro: há aqui uma falta de informação específica, pois não diz se estavam num hotel ou num daqueles edifícios comunitários com uma só casa de banho, como falam só em quarto deve ser hotel .
Depois de entrar no quarto errado, deitou-se na cama que por sinal era de um dos padrinhos acabando a copular com ele, tendo-se apercebido que tinha copulado com o pénis errado só depois do ato sexual.
Pensamos nós: coitada enganou-se! Acontece!
Mas na realidade é muito mais Freudiano que isso!
Analisemos.
A forma como a roupa fica na cama depois de deitados é diferente entre duas pessoas.
A distribuição da temperatura do corpo de uma pessoa é diferente da de outra, só por aí nota-se algo diferente quando se está deitado em comunhão.
O cheiro do corpo de uma pessoa é diferente do cheiro de outra, o que se nota perfeitamente quando estamos deitados em comunhão de corpos.
A geometria periférica de dois corpos são diferentes, assim como a consistência muscular.
A forma como se excitam, os movimentos típicos e os sons emitidos num ato pré sexual são diferentes em duas pessoas.
Já para não falar nos movimentos corporais durante o ato.
É muita coisa que é diferente, donde se
CONCLUI:
Embora ela posteriormente exigisse uma indeminização por violação, na realidade quis fazê-lo!
Será o padrinho um dos ricalhaços da zona ou mexia-lhe com a progesterona dos ovários.
A alternativa mais pudica apontaria para a virgindade absoluta da senhora.
PensaCM

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

MORRER JOVEM NO FUTURO

Andavam a ameaçar que dentro de vinte anos poderíamos viver até aos 120 anos tal como se vive agora até aos 80 mas com o bónus de não aparecerem cabelos brancos nem rugas, sendo assim possível manter o nosso aspeto equivalente aos atuais 28 anos.
Foi divulgado pela imprensa, nos últimos dias que Steve Horvath, investigador na Universidade da Califórnia nos USA, descobriu um mecanismo que funciona como relógio no ADN que comanda o envelhecimento de cada pessoa e diferencialmente de cada órgão dessa pessoa.
É intuitivo, pela observação, que as pessoas envelhecem mais em certos aspetos que outros, de modo que uns parecem mais novos porque ainda têm o cabelo todo, mas têm mais rugas ou andam mais encurvados que o outro careca ou então um parece mais velho porque tem a cara muito enrugada mas tem uma genica que o outro, com a pele lisa para a idade, não tem.
Mas agora isto foi confirmado pela ciência e isso faz toda a diferença, porque gera a possibilidade de fazer intervenções no sentido de alterar o processo biológico à vontade da medicina e da farmacopeia.
Este aspeto da vida humana pode alterar profundamente as relações sociais: pois atualmente há muito poucos jovens a ter interesse em relacionamentos amorosos com pessoas com cabelos brancos ou carecas ou com alguém muito rugoso da cara ou com dificuldades em se mover. Tudo isto pode passar à história e as pessoas passarem logo em jovens a apreciar o outro pela sua forma de estar e não pela aparência, pois haverá muita disponibilidade com boa aparência e boas performances sexuais independentemente da idade.
Toda a sociedade poderá alterar, desde logo a começar pelas idades de reforma, pela idade média dos casais, pela alteração do tipo e destinos de férias mais procurados, pela própria vitalidade na educação dos filhos, pela potência dos carros mais comprados, etc.
CONCLUSÃO
Se houver dinheiro para pagar ao mundo da medicina e da farmácia, os nossos filhos poderão morrer com aspeto saudável e jovem e alguns de nós também.
PensaCM

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

UMA SÓ ESPÉCIE INTELIGENTE

Foi notícia hoje que o estudo de um crânio muito completo de um hominídeo com 1 800 000 anos, levou o investigador suíço Christoph Zollikofer a concluir que deixou de haver evidência fóssil da existência de várias espécies de hominídeos em simultaneidade, apontando para a existência de uma espécie de homem que foi sempre evoluindo até dar as criaturas humanas que somos atualmente, em que estamos divididos por raças e misturas delas mas não temos uma diferença tão grande como a existente entre espécies diferentes.
Esta ideia demonstraria que a mutação aceite como responsável pelo tipo de inteligência humana, afetou talvez uma só indivíduo tendo-se transmitido através da sua reprodução.
Imaginemos que a inteligência que afeta os humanos teria afetado várias outras espécies totalmente diferentes: talvez tivéssemos uma imagem da vida e da vida inteligente diferente do que a vigente. No mundo da fauna a que pertencemos, ficamos sempre com a ideia de que a inteligência é um apanágio exclusivo do homem, de tal maneira que muitos de nós ainda não reconhecem raciocínio nos animais!
CONCLUSÃO
Será que a engenharia genética vai criar várias espécies superiormente inteligentes ?
Ou os cirurgiões poderão criar isso com enxertos ?
PensaCM

terça-feira, 15 de outubro de 2013

CHINÊS ÀS CAVALITAS CAI DE CARGO PÚBLICO

Foi notícia hoje que um vereador chinês perdeu o cargo pelo facto de ter ido às cavalitas de um morador de um bairro que ficou inundado.
O dito vereador ou cargo equivalente não descalçou os seus sapatos de luxo porque um morador insistiu que o levava às cavalitas, embora o político tivesse insistido em ir pelo pé descalço dele: mas não foi.
A China ainda é um país socialista na via do comunismo e esta filosofia de vida, dita que todos somos iguais perante a lei e não deve haver aproveitamentos do outro em nosso benefício, porque ele é tão importante como nós, independentemente da sua função na sociedade, caso contrário cai-se na política capitalista, onde cada um vale pelo que tem e pela sua influência, embora haja umas páginas escritas com os direitos do homem, da criança e é apregoada a igualdade dos cidadãos, mas onde nada disso tem mais valor que papel higiénico.
Na China da exploração híper capitalista ainda há laivos de socialismo real e punição de comportamentos aburguesados: devem ser restos da revolução cultural chinesa!
CONCLUSÃO
A subjugação de um ser humano a outro, sendo de cariz selvagem ainda se continua a praticar em qualquer regime. No caso da China, ficou provado que não houve nenhuma lavagem com ideias igualitárias e socialistas, pois os comportamentos imperialistas continuam a existir nas várias camadas populacionais.
PensaCM

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

LIDERANÇA

Os grupos necessitam de liderança, de quem lhes dê uma força e um impulso maior que a soma dos seus membros, é assim na governação de nações, nas empresas, no desporto, nos tempos livres e até nos grupos de crianças.
Há quem diga que a liderança tem uma receita para todos os grupos, mas não é essa a minha opinião, vejamos então.
Há dois tipos fundamentais de grupos: homogéneos e heterogéneos.
O grupo homogéneo é constituído por elementos com as mesmas competências e ambições, nesse grupo um líder terá de gastar muita energia, tempo e criatividade só para gerir os conflitos do grupo, perdendo-se toda essa mais valia para o trabalho ou a atividade objeto do grupo, assim um grupo desses ou tem uma liderança chamada de toque de calcanhar, que não impõe muitas regras e formas de atuar mas otimiza as atividades do grupo ou então aplica-se a autogestão sem chefes, exposta uns posts atrás.
Para um grupo onde as competências são muito diferentes e inferiores às do líder, aí sim uma chamada liderança forte costuma fazer muita diferença, aumentando-lhes o fator de atividade.
O fator de atividade natural é o que um indivíduo realiza sem pressão na sua atividade laboral ou de outra natureza, mas se acrescentarmos um chefe ou um líder, essa atividade deve subir de modo que o mesmo indivíduo passa a ter uma prestação mais elevada.
Só compensa ter um chefe ou um líder quando a utilização deste num grupo ou individualmente, compensa os resultados obtidos nessa atividade, tornando o seu custo uma mais valia, caso não compense, o chefe só está a sugar recursos, energia e vitalidade ao grupo: é neste contexto que a utilização de chefes e gestores das várias atividades humanas deveria ser encarada.
Se tivermos um conjunto de regras bem definidas e acordadas e um tipo de atividade programada ou mecanizada com objetivos atualizados conforme a necessidade da atividade, então a utilização de um gestor ou chefe só será válida se não houver cumprimento por parte de quem realiza a atividade, caso contrário será um consumidor de vitalidade e recursos do sistema.
Existem desta forma cargos de chefia que não se limitam à gestão e que desenvolvem em paralelo atividades que contribuem para a atividade central do grupo, o que dá razão ao que acabou de ser dito: será que são mais valia como chefes/gestores?
Existem populações que são bastante cumpridoras dos seus deveres e a esses bastou-lhes uma educação disciplinada sendo os que geralmente não necessitam de chefes ou líderes, no entanto a grande maioria das populações cresceu num mundo de mentiras e não cumprimentos de objetivos, tendo assim necessidade de líderes que os orientem, sendo estes muitas vezes tipos que só se querem afirmar, fechando assim o ciclo da necessidade de um líder para orientar um grupo.
CONCLUSÃO
Os macacos de um galho são diferentes dos macacos do outro.
PensaCM

CORTE NAS PENSÕES ACUMULADAS MAIS ALTAS

Em Portugal, um país pobre segundo alguma empresa estrangeira, o governo está aflito para conseguir pagar a dívida abafadora que tem e simultaneamente tender para índices económicos aceites pelo FMI (Fundo Monetário Internacional), o BCE (Banco Central Europeu) e a Comissão Europeia.
O facto do país ser considerado pobre não significa que tem índices de salubridade ao nível de África, da América do Sul ou do Sudeste Asiático, assim como o índice de analfabetismo não tem dois dígitos mais ou menos elevados, e os índices de segurança não estão ao critério do empregador, nada disso! O que se passa é a população ter tido um nível de vida de país desenvolvido até há poucos anos e de repente perdermos esse nível de vida.
Para estancar este empobrecimento o governo que temos tem dado condições às empresas para conseguirem melhores lucros e de uma forma mais rápida, permitindo-lhes ainda despedir e deslocar empresas de uma forma mais fácil, de modo a cativar empresários de todo o mundo, em paralelo com esta atitude está a dar a nacionalidade automaticamente a quem investir mais de 500 000 euros em itens de construção civil como por exemplo casas de habitação, cativando dinheiro do estrangeiro de olhos fechados.
Por outro lado tem cortado nas despesas com pessoal do estado e quase obrigado a cortar nos salários das empresas privadas, a última versão do corte vai para com as pensões de sobrevivência mais altas, de modo que quem recebe a sua pensão e mais a percentagem da pensão por morte do conjugue ou familiar, a partir dos 2000 euros, a pensão acumulada por morte do conjugue passa a sofrer de um corte no seu montante.
Num país onde o ordenado médio fica abaixo dos 1000 euros, 2000 € é considerado um bom rendimento, mas a esquerda continua a afirmar que isto não se faz.
Dito desta forma parece que esses cidadãos que pensamos deverem viver bem, não sentirão muita diferença, mas na realidade quem tiver uma vida de reforma a pensar naquilo que ganha, pode passar mal, no entanto é muito melhor serem alguns milharzitos de pensionistas acumuladores a terem problemas do que a maioria dos 800 000 que ganham só algumas centenas, não chegando ao milhar de euros mensais.
CONCLUSÃO
É melhor passarem mal 3.5 % de bem remediados do que 75% de mal remediados.
Dito de uma forma esquerdista: os ricos que paguem a crise.
Dito de uma forma direitista: temos de ser solidários e coerentes.
Dito de uma forma religiosa: compartilhai com os necessitados.
PensaCM

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

AUTOGESTÃO: NOVO MÉTODO DE GERIR EMPRESAS

A crise trouxe novas formas de ver o mundo das empresas e dos negócios, uma delas a chamada autogestão, parece saída de um período revolucionário qualquer, mas não é nada disso, é antes uma forma de trabalhar sem hierarquias: desvalorizando o poder dos chefes e valorizando as necessidades da empresa segundo um plano ou uma estratégia definidos.
Gary Hamel, um famoso gestor, tem andado a estudar o assunto, o qual consiste em ter uma empresa dividida em departamentos onde não há aspirações hierárquicas porque não existem chefes mas sim ideias e processos que são colocados como mais viáveis e que são aprovados ou não democraticamente pelos membros de cada departamento: sendo aprovado aquele método ou produto é implementado pela empresa.
Este regime de trabalho bebe inspiração na sociedade utópica anarquista em que não existem líderes mas necessidades e métodos de convivência social.
A grande desvantagem do carreirismo é a gestão que o chefe faz da sua carreira e da carreira dos outros, mantendo sempre os que poderão ser melhores que ele, manietados por avaliações e descrédito perante o sistema da empresa, desta forma assegura que ele está sempre por cima, tirando daí os melhore benefícios para a sua vida.
Quem trabalha em grandes empresas, nota como os movimentos verticais são feitos, através de jogadas múltiplas e complexas em que o melhor jogador se torna sempre um chefe cada vez mais alto, embora nem sempre siga a melhor estratégia para a empresa.
Na realidade muita gente não tem estrutura mental para este tipo de organização, sendo necessário manter-se em estruturas hierarquizadas para alguém lhe dizer o que deve fazer.
Este tipo de funcionamento em autogestão aplica-se com ênfase em trabalhos criativos ou por projetos, desaparecendo o fator chulo do chefe que pouco mais acrescenta que chicote e travão na criatividade dos subalternos.
PensaCM

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Pensa melhor: PROPAGANDAS POLÍTICAS EM PORTUGAL

Pensa melhor: PROPAGANDAS POLÍTICAS EM PORTUGAL: A propaganda eleitoral em Portugal foi de qualidade nas primeiras eleições pós ditadura, a partir daí e depois do chamado povo ter visto...

Pensa bem: DIA DA TERCEIRA IDADE

Pensa bem: DIA DA TERCEIRA IDADE: Hoje é dia dos mais idosos chamando-se aos mais idosos a terceira idade. A primeira idade é a do crescimento físico e mental, será o pe...

PROPAGANDAS POLÍTICAS EM PORTUGAL

A propaganda eleitoral em Portugal foi de qualidade nas primeiras eleições pós ditadura, a partir daí e depois do chamado povo ter visto o esquema dos partidos, foi um degradar em crescendo da confiança nos políticos, nesse enquadramento chegou-se às propagandas políticas atuais em que cada partido ou organização política faz comícios reduzidíssimos em que os dirigentes ou lavadores de cérebros falam para os seus apoiantes dizendo-lhes aquilo que eles já sabem, não adiantando nada gastarem aqueles dinheiros das campanhas políticas, pois estão a falar para os amigos e conhecidos do partido.
No PREC (Período Revolucionário Em Curso), leia-se pós ditadura, muita gente ia a vários comícios de vários partidos, ouvir as promessas que eles linguajavam aos micros, estávamos na época dos comícios de massas em que se mobilizavam dezenas e centenas de milhares para ouvir um político de topo, mesmo se fosse um político do meio da tabela, milhares estavam sempre assegurados!
Naqueles tempos revolucionários em Portugal, as pessoas estavam ávidas de política, interessando-se pela sua governação: o futebol, a religião e as revistas da alta sociedade tinham uma importância modesta ou quase nula. Passados praticamente 40 anos: o futebol passou a ter ainda mais importância do que no passado ditatorial, um futebolista de topo ganha várias vezes o vencimento de um político de topo e é mais considerado pelo eleitorado , as religiões democratizaram-se, há um menu de religiões à disposição do cidadão, numas paga-se mais para a vida eterna, noutras nem é obrigatório pagar nada, as revistas de sociedade passaram a ter uma importância somente abaixo do mundo do futebol.
CONCLUSÃO
È nesta realidade que agora estamos: gasta-se dinheiro em campanhas políticas para falar aos amigos e conhecidos do partido e os que vão esperam ser vistos para subirem na carreira política.
PensaCM