Translate

terça-feira, 29 de outubro de 2013

ENQUANTO ANGELA FALA, NSA OUVE

Angela Merkel afinal tem sido escutada desde pelo menos 2002 e na sequência do vómito de informação classificada do Snowden veio-se a confirmar isso mesmo, tendo a chanceler alemã ficado muito indignada.
Entretanto a chamada comunidade dos serviços secretos dos USA têm vindo a desculpar o seu presidente que por seu lado costuma criticar as parcas informações que os serviços secretos lhe dão, para poder tomar as suas mais acertadas decisões por antecipação.
Sim, em política a antecipação é ter uma agenda preparada antecipadamente para quando surgem os problemas já se ter o plano estudado porque se já tinha conhecimento.
O programa de espionagem de líderes aliados concebido pela NSA era especificamente desconhecido do líder Obama, mas como a sua ordem era para fazerem tudo o que estiver ao alcance para que os USA possam antecipar e saber o que se passa, é evidente que o seu desconhecimento é estratégico.
Lembremo-nos de que antes da II Guerra Mundial, a Alemanha nazi e a União Soviética Socialista de Stalin eram aliadas e acabaram em guerra com a vitória dos Soviéticos, mas depois de Hitler ter atacado primeiro e sem aviso, se houvesse escutas talvez não tivesse sido bem assim, pois os Sov’s coitadinhos, não estavam prevenidos.
Nos nossos tempos estas guerras de superpotências não são muito equacionáveis porque a guerra agora é económica e a espionagem passou a ser lucrativa por isso mesmo.
As guerras interessam aos fornecedores de material para a guerra ou a quem lucra com os negócios que daí advêm, nunca interessa ao país que a faz!
CONCLUSÃO
Acabaram-se as guerras entre os grandes e a espionagem passou a dar lucro: a partir da economia espiada.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário