Translate

quarta-feira, 26 de março de 2014

DEIXAR DE TAXAR O TRABALHO


A imagem da senhora não é de vamp nem especialmente motivadora, mas faz lembrar o famosíssimo Einstein, quem o via não dava nada por ele, mas era simplesmente o maior e mais reconhecido pela sua racionalidade, a famosa economista portuguesa e presidente do conselho de Finanças Públicas, Teodora Cardoso, desafiou o governo deste país a converter os vários impostos com as suas inúmeras indexações em um único imposto sobre a despesa e os levantamentos bancários que se efetuassem.
A ideia seria encarar os impostos como um incentivo à poupança e investimento gerador de riqueza e emprego e não como fonte de receita do Estado.

Para que esta nova modalidade de imposto fosse exequível seria necessário que os salários e todos os atuais subsídios agregados ao trabalho passassem pela conta pessoal ou familiar de cada cidadão ou agregado familiar, o que não traria muita dificuldade.

Uma ideia com alguma semelhança já eu a defendi  no Bloggersapão que tornei hoje a publicar e seria uma forma de acabar com muita fuga aos impostos que continua a existir, além de simplificar a investigação dessas fugas.

Esta ideia nos seus moldes gerais já foi defendida também por economistas brasileiros e americanos, a questão da sua implementação passa mais pelos interesses em jogo do que pela complexidade da aplicação, pois o sistema tributário ficaria mais simples, tanto no pagamento como na investigação das fugas ao pagamento de impostos.
Conclusão
A imagem de pessoa triste e simples de Teodora Cardoso dá-lhe uma credibilidade extra, digna de quem não é político.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário