Translate

sexta-feira, 4 de abril de 2014

KUMBA LALÁ, O HOMEM DO BARRETE ENCARNADO


Morreu Kumba Lalá com 61 anos, um jovem ainda na segunda idade!
Lalá, um candidato sistemático às presidenciais, chegou a ser presidente da Guiné Bissau entre 2000 e 2003, deposto por um golpe militar, na sequência do pagamento em atraso dos salários aos militares. Neste mandato presidencial o FMI e o Banco Mundial suspenderam a ajuda financeira devido à considerada má gestão que ele fez daquele pequeno país equatorial, onde abundam rios e pântanos.
Lalá formado pela Universidade Católica de Lisboa em teologia e filosofia, veio mais tarde a estudar Direito na capital da Guiné, embora mantivesse sempre um barrete encarnado enfiado e se tivesse tornado islâmico.
Politicamente pertenceu ao PAIGC, tendo sido expulso em 1989 do mesmo quando reclamou reformas democráticas no partido, foi cofundador da FDS (Frente Democrática Social) em 1991 e fundou o PRS (Partido da Renovação Social)em 1992 depois de abandonar a FDS.
O PSR por seu lado, foi conotado com o farto tráfego de droga que assolou a Guiné, nomeadamente cocaína com ligações à América do Sul, tendo esta Guiné sido considerada uma plataforma de tráfego de droga para entrada na Europa através do ex país colonizador, Portugal/CE.
A morte de Lalá ligada ao colapso cardíaco com 61 anos, não é aceite por todos, pois o seu corpo morto foi rapidamente transferido para o Hospital Militar, falando-se em assassinato.
Para terminar: a Guiné Bissau é o país de origem da atual primeira dama portuguesa.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário