Translate

segunda-feira, 21 de abril de 2014

OS TIGRES E AS MOSCAS CORRUPTAS DA CHINA

O presidente chinês, Xi Jinping, fala em varrer a corrupção da hierarquia do poder chinês depois da investigação que andam a fazer ao antigo responsável da segurança interna chinesa, Zhou Yongkang,  a seus familiares e amigos.
Neste processo já confiscaram 90 mil milhões de yuans, equivalente a cerca de 10.6 mil milhões de euros e prenderam 300 pessoas da família ou da área de influência deste ex governante.
Por outro lado o Zhou tinha-se oposto ao afastamento de Bo Xilau que era considerado um político de muito sucesso e que todos diziam que seria o próximo secretário geral do partido comunista chinês, mas quando foi realmente da eleição do novo secretário geral do partido, quem ganhou não foi Bo Xilau mas sim Xi Jinping que começou a limpar os corruptos da oposição.
Falta saber se realmente os corruptos maiores são estas personalidades da oposição do comité do partido ou se é uma questão de varrer a concorrência do acesso ao bolo da corrupção.
Xi disse ao povo chinês que iria varrer desde os tigres às moscas, toda a hierarquia do Estado.
Os tigres são os detentores de milhares de milhões e as moscas serão os detentores só de milhões, porque na China tudo tem dimensão.
Mas se um líder responsável chegar ao fim do deu mandato e não tiver Yuans suficientes que o defendam dos interesses que ele teve de pôr em causa durante o mandato, então corre o risco de pura e simplesmente os corruptos afastados o abaterem facilmente.
CONCLUSÃO
Combater o poder do dinheiro na China ou noutro qualquer país populoso, é sempre um risco mortal para quem deixa o poder: vamos ver se Xi combate a corrupção e simultâneamente permanece limpo.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário