Translate

segunda-feira, 14 de abril de 2014

NIGÉRIA O MAIS POPULOSO E PETROLÍFERO PAÍS DE ÁFRICA


O grupo islâmico Boko Haram está a ser culpado de mais um atentado no país mais populoso de África.
Este atentado deu-se nos arredores da nova capital, em Nyanya, vindo no seguimento de vários atentados que só neste ano já fez mais de 1500 mortos.
Estes islâmicos combatem o cristianismo na Nigéria. Este país além de ser o mais populoso de África também é o que tem mais recursos petrolíferos no seu território e na sua zona marítima exclusiva, além de ser já a maior economia africana, tendo superado há poucos anos a África do Sul, com os seus 150 milhões de almas a contribuírem para isso.
Embora seja o 6º maior produtor mundial de crude e tenha um crescimento económico anual a aproximar-se dos dois dígitos, a má gestão dos recursos do país, a indisciplina dos assaltos nomeadamente aos pipe lines, mantém os recursos mal distribuídos e uma economia indisciplinada levando a maioria da população a viver no limiar da sobrevivência, contrastando com a abundância dos países islâmicos maiores produtores de petróleo, como a Arábia Saudita, Kuwait, Emiratos Árabes  Unidos, etc.
Este país já deu medalhas de ouro em atletismo a Portugal, na pessoa do imigrante da construção civil: Obikwelo.
CONCLUSÃO
Este é mais um caso de um país que tenta sair da pobreza, tendo grandes recursos para isso, mas que não consegue sair do pântano das lutas de poder religioso, do crescimento demográfico perto da taxa natural e acabando a exportar milhares de cidadãos todos os anos para a Europa e outras zonas do globo à procura de uma vida melhor.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário