Translate

quarta-feira, 10 de abril de 2024

COMO LIDAR COM O RÁDIO

 


A palavra "rádio" tem uma origem interessante que remonta ao latim "radius", que significa "raio". Esse termo foi adotado na língua inglesa para se referir às ondas eletromagnéticas usadas na transmissão de sinais de rádio. Por outro lado, o termo "radioativo" foi cunhado pelo cientista Marie Curie em 1898 para descrever a propriedade dos elementos químicos que emitem radiação.

Exploração do Rádio: Um Desafio Radioativo:

A exploração do rádio é uma tarefa delicada devido à sua natureza radioativa. O rádio é encontrado naturalmente na crosta terrestre, geralmente associado a minerais de urânio e tório. Para explorá-lo, são necessários métodos de mineração específicos que levam em consideração os riscos associados à radiação.

Principais Minas do Mundo e Contestação:

As principais minas de rádio estão localizadas em países como Canadá, Austrália, Cazaquistão e Estados Unidos. No entanto, a exploração de rádio enfrenta contestação em várias partes do mundo devido aos riscos ambientais e para a saúde associados à mineração e ao manuseio do material radioativo.

Gestão do Lixo do Rádio e Reciclagem:

O lixo radioativo gerado a partir da produção e uso do rádio precisa de ser tratado com extrema cautela devido aos seus potenciais impactos nocivos no meio ambiente e na saúde humana. A reciclagem do rádio é uma alternativa viável, mas atualmente enfrenta desafios técnicos e econômicos significativos. No entanto, com o avanço da tecnologia e a consciencialização sobre os impactos ambientais, a viabilidade econômica da reciclagem do rádio ainda pode ser aperfeiçoada.


Referências Bibliográficas:

Portuguesas:

"Química Geral" - A. Fernandes, R. Sousa (Ed. Universidade Aberta)

"Química Ambiental" - R. Almeida, C. Lima (Ed. Porto Editora)

"Tratamento de Resíduos Industriais" - M. Santos, A. Ferreira (Ed. Lidel)

"Química: Estrutura e Reatividade" - J. Sá, M. Silva (Ed. Fundação Calouste Gulbenkian)

Americanas:

"Principles of Radiochemistry" - G. T. Seaborg, L. R. Morss, J. Fuger (Editora CRC Press)

"Radioactivity: Introduction and History" - M. S. Swaminathan (Editora CRC Press)

"Radioactive Waste Management" - R. E. Brownell, A. M. Coleman (Editora Taylor & Francis)

"Radioactive Materials Handbook" - M. R. Reuter, J. A. Harvey (Editora CRC Press)

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário