Translate

sábado, 6 de abril de 2024

HISTÓRIA DO LÍTIO NA TERRA

 


O lítio é um elemento químico que desempenha um papel importante na Terra, desde a sua formação até à sua aplicação em diversas áreas tecnológicas. A sua origem remonta aos estágios iniciais do universo, onde foi formado principalmente através de processos nucleossintéticos durante a nucleossíntese estelar.


Na Terra, o lítio é relativamente raro em termos de abundância na crosta terrestre, representando apenas cerca de 0,002% da composição da crosta. No entanto, apesar de sua baixa concentração, o lítio é encontrado em vários tipos de rochas e minerais, incluindo pegmatitos, salmouras e certos depósitos minerais.


Uma das razões pelas quais o lítio tende a acumular-se em certas regiões está relacionada com processos geológicos e químicos que ocorrem ao longo do tempo geológico. Por exemplo, depósitos de lítio podem formar-se em áreas onde rochas ricas em lítio foram expostas a processos de intempérie com erosão, libertando o lítio em depósitos de água formando soluções aquosas que podem eventualmente concentrar-se em depósitos de salmoura ou em depósitos minerais depois dessas águas se evaporarem.


O lítio é usado numa variedade de aplicações, sendo a mais conhecida o uso em baterias recarregáveis de íon-lítio, que são amplamente utilizadas em dispositivos eletrônicos portáteis, como smartphones, laptops e câmeras digitais, bem como em veículos elétricos. Além disso, o lítio é utilizado em cerâmicas, vidros, lubrificantes, ligas metálicas e medicamentos psicotrópicos.


No setor energético, o lítio desempenha um papel crucial no armazenamento de energia, especialmente em sistemas de armazenamento de energia estacionária e na integração de energias renováveis, onde as baterias de lítio são usadas para armazenar energia gerada por fontes intermitentes, como solar e eólica, para uso posterior quando a procura é alta ou quando não há disponibilidade dessas fontes.


Além disso, o lítio tem sido cada vez mais estudado e considerado como um elemento-chave na transição para uma economia de baixo carbono, elevando o seu preço no mercado, continuando atualmente a sua reciclagem a ser residual.


PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário