Translate

segunda-feira, 15 de abril de 2024

ZIRCÓNIO NÃO É NENHUM ZEUS

 


O zircônio é um elemento químico de número atômico 40 e símbolo Zr. Foi descoberto em 1789 pelo químico alemão Martin Heinrich Klaproth, que isolou o metal impuro em 1824. O zircônio tem vantagens significativas em relação a outros elementos, como alta resistência à corrosão, ponto de fusão elevado e baixa seção transversal de captura de nêutrons, sendo amplamente utilizado na indústria nuclear e de ligas de alta performance.

As principais jazidas de zircônio estão localizadas na Austrália, África do Sul e Rússia. Os maiores consumidores de zircônio são China, Estados Unidos e Japão. O preço do zircônio varia dependendo da forma e pureza, com o óxido de zircônio custando cerca de $1.500 por tonelada e o metal de zircônio em torno de $30.000 por tonelada.

O zircônio é utilizado principalmente na indústria cerâmica, nuclear e química. Não faz parte da composição do corpo humano, e ao manipulá-lo, é importante tomar cuidados devido à possibilidade de produção de fumaças tóxicas e inflamabilidade. O zircônio é reciclável, e os resíduos podem ser tratados por empresas especializadas na reciclagem de metais contendo zircônio.

Referências Bibliográficas:

B. L. Mordike e J. E. E. Baglin, "Zirconium and hafnium," in Uhlig's Corrosion Handbook, 2011.

A. F. Holleman e E. Wiberg, Lehrbuch der Anorganischen Chemie, 102ª ed., Walter de Gruyter, 2007.

В. Г. Сидоренко, Химия металлов, 3ª ed., Высшая школа, 2001.

А. В. Волков e А. А. Козлов, Химия элементов, 2ª ed., Высшая школа, 1984.



PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário