Translate

terça-feira, 16 de abril de 2024

VANÁDIO O TAL FAMOSO

 


O vanádio é um elemento químico de número atômico 23, simbolizado pela letra V. Foi descoberto em 1801 pelo químico espanhol Andrés Manuel del Río, que o isolou a partir de minerais de minério de ferro na região de Zimapán, no México. No entanto, a sua descoberta foi controversa, pois o seu trabalho foi questionado por outros cientistas da época, e só em 1831 o químico sueco Nils Gabriel Sefström confirmou a sua existência de forma definitiva.

O vanádio começou a ser útil para a humanidade no final do século XIX, quando foi descoberto que podia ser usado para produzir aços de alta resistência e dureza. Desde então, o vanádio tem sido amplamente utilizado em diversas indústrias, como a automobilística, a aeroespacial, a petroquímica e a energética.

As principais jazidas de vanádio estão localizadas na China, na Rússia, no Estados Unidos, na Austrália e no Chile. A sua concentração na crosta terrestre é de aproximadamente 0,016%, o que o torna um elemento relativamente raro. O preço do vanádio em dólares por quilo varia de acordo com a oferta e a procura, mas geralmente encontra-se entre os 30 e os 50 dólares por quilo.

Os países que mais utilizam o vanádio são a China, os Estados Unidos, a Rússia, a Ucrânia e a África do Sul. As indústrias que mais o utilizam são a siderúrgica, a química, a energética e a aeroespacial. O vanádio é conhecido do grande público por ser usado frequentemente em ligas de ferramentas, pois aumenta a sua resistência e dureza.

O uso do vanádio tem mudado significativamente a indústria do aço, pois permitiu a produção de aços de alta resistência e dureza, que são essenciais em diversos setores, como a automobilística e a aeroespacial. Além disso, o vanádio é usado em baterias de íons de vanádio, que têm uma grande capacidade de armazenamento de energia e podem ser usadas em sistemas de energia renovável.

Antes da existência do oxigênio, existiram seres vivos que utilizavam um sistema de respiração baseado na oxidação do vanádio. Este facto foi descoberto em 2011, quando cientistas descobriram que alguns microorganismos marinhos utilizavam o vanádio como um substituto do oxigênio para realizar a respiração celular.



O vanádio tem sido estudado pelo seu potencial uso no tratamento da diabetes. Alguns estudos sugerem que o vanádio pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina e a controlar os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2. No entanto, os resultados desses estudos ainda são inconclusivos e mais pesquisas serão necessárias para determinar a eficácia e a segurança do uso do vanádio como tratamento para a
diabetes.

Quando se manipula o vanádio, é importante tomar precauções, pois pode ser tóxico em altas doses. É recomendável usar equipamentos de proteção individual, como luvas e máscaras, e evitar a inalação ou ingestão do pó de vanádio. Em caso de exposição prolongada, pode ocorrer irritação da pele, dos olhos e das vias respiratórias.


Referências bibliográficas

Em Português:

Origem e aplicações do vanádio: Autor: Silva, F. F. Fonte: Revista Escola de Minas, v. 62, n. 1, p. 57-59, 2009. Disponível em: Revista Escola de Minas Vanádio: um metal estratégico na produção de aços: Autor: Silva, M. A. P. Fonte: Caderno de Graduação - Ciências Exatas e Tecnológicas, v. 2, n. 1, p. 12-23, 2016. Disponível em: Caderno de Graduação Precauções e regulamentações para o manuseio seguro do vanádio: Autor: Instituto Nacional de Segurança e Higiene no Trabalho (Portugal) Fonte: Ficha de Dados de Segurança - Vanádio. Disponível em: INRS Em Inglês: Vanadium: Origin, Production, and Applications: Author: Zhang, Y. Source: Metal Powder Report, Volume 68, Issue 11, Pages 624-629, 2013. Available at: ScienceDirect The Use of Vanadium in Industry: Author: Lide, D. R. Source: CRC Handbook of Chemistry and Physics, 90th Edition, CRC Press, 2009. Available at: CRC Press Health and Safety Precautions for Handling Vanadium Compounds: Author: Agency for Toxic Substances and Disease Registry (ATSDR) Source: Toxicological Profile for Vanadium. 

Available at: ATSDRm


PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário