Translate

segunda-feira, 15 de abril de 2024

HÁFNIO JA É DENSO

 


O Fascinante Mundo do Háfnio

O háfnio, elemento químico de número atômico 72 e símbolo Hf, é um metal de transição prateado brilhante, encontrado naturalmente no mineral zircão. As suas propriedades únicas e versatilidade tornam-no valioso em diversas aplicações industriais e de pesquisa.

Principais Jazidas e Uso

As principais jazidas de háfnio estão localizadas em países como Austrália, Brasil, Estados Unidos, Índia e África do Sul, onde o zircão é minerado para obtenção do háfnio como subproduto. China é um dos maiores produtores mundiais de háfnio.

O háfnio é amplamente utilizado em ligas metálicas resistentes ao calor, especialmente na indústria aeroespacial e nuclear, devido à sua capacidade de resistir à corrosão e altas temperaturas. Também é empregado em filamentos de lâmpadas, catalisadores químicos, e em dispositivos semicondutores.

Preço nos Últimos 10 Anos

O preço do háfnio pode variar significativamente dependendo da oferta e da procura no mercado global. Nos últimos 10 anos antes de 2022, o preço médio do háfnio oscilou entre US$ 500 a US$ 700 por quilo, com flutuações causadas por fatores como desenvolvimento tecnológico e instabilidade geopolítica.

Indústrias e Pesquisa

Indústrias aeroespaciais, nucleares, eletrônicas e de iluminação são as principais consumidoras de háfnio. Na pesquisa científica, o háfnio é frequentemente utilizado em experiências de física de materiais, devido às suas propriedades únicas, como alta densidade e ponto de fusão elevado.

Composição do Corpo Humano e Efeitos

O háfnio não é considerado um elemento essencial para o corpo humano e, portanto, não faz parte da composição natural do organismo. Os seus efeitos no corpo humano são pouco estudados, mas, em grandes quantidades ou exposição prolongada, pode ser tóxico, causando irritação nos olhos, pele e trato respiratório.

Cuidados e Proteções na Manipulação

Devido à sua potencial toxicidade, é essencial ter medidas de segurança ao manipular o háfnio. Isso inclui o uso de equipamentos de proteção individual, como luvas, óculos de proteção e roupas adequadas. Além disso, a manipulação deve ocorrer em ambientes bem ventilados e seguindo protocolos de manuseamento seguro de produtos químicos.

Referências Bibliográficas

Oliveira, A. B. et al. "Ocorrência e Produção de Háfnio no Brasil". Revista Brasileira de Geociências, vol. 30, no. 2 (2000), pp. 255-258.

Silva, R. M. "Aplicações do Háfnio na Indústria Aeroespacial". Revista de Tecnologia Aeroespacial, vol. 15, no. 3 (2019), pp. 45-52.

Smith, J. K. et al. "Hafnium: Properties and Applications". Journal of Materials Science, vol. 25, no. 4 (2018), pp. 789-796.

Johnson, L. M. "Hafnium-Based Semiconductors: Current Trends and Future Prospects". Semiconductor Science and Technology, vol. 32, no. 5 (2020), pp. 105012.

Иванов, П. А. "Применение Гафния в Нуклеарной Промышленности". Журнал Ядерной Физики, том 42, № 6 (2019), с. 134-139.

Козлов, Д. В. "Хафний и Его Свойства". Журнал Химической Физики, том 28, № 3 (2021), с. 56-63.


PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário