Translate

quarta-feira, 17 de abril de 2024

CRÓMIO E MOLIBDÉNIO, DOIS DO GRUPO VIB 👀



O Grupo VIB da Tabela Periódica é composto por elementos químicos como o crómio (Cr) e o molibdénio (Mo). Estes elementos compartilham propriedades químicas semelhantes devido à sua posição no mesmo grupo, o que influencia as suas características e comportamentos químicos.

Crómio e Molibdénio: Principais Jazidas Mundiais

Crómio: As principais jazidas mundiais de crómio estão localizadas na África do Sul, Cazaquistão, Índia, Zimbábue e Finlândia.

Molibdénio: Jazidas significativas de molibdénio são encontradas nos Estados Unidos, China, Chile, Peru e Canadá.

Comum Entre Crómio e Molibdénio e Razão para Estarem no Mesmo Grupo

Ambos o crómio e o molibdénio são metais de transição que compartilham propriedades como alta resistência à corrosão, dureza e maleabilidade. Estão no Grupo VIB devido à sua configuração eletrônica semelhante, o que os torna elementos quimicamente relacionados.

Principais Utilizações a Nível Mundial

Crómio: Amplamente utilizado na indústria de aço inoxidável, cromagem, pigmentos, e em processos de galvanização.

Molibdénio: Essencial na produção de ligas metálicas de alta resistência, catalisadores, eletrônica e na indústria aeroespacial.

Benefícios da Utilização na Humanidade

A utilização de crómio e molibdénio traz benefícios significativos para a humanidade, como a produção de materiais mais duráveis, resistentes à corrosão e essenciais para diversas aplicações industriais, tecnológicas e médicas.

Principais Perigos

Crómio: Exposição excessiva ao crómio hexavalente, uma forma tóxica, pode causar danos na saúde, incluindo irritação da pele, problemas respiratórios e até cancro.

Molibdénio: Em geral, o molibdénio não é considerado altamente tóxico, mas a exposição a altas concentrações pode causar problemas de saúde, como irritação nos olhos e pele.


Referências Bibliográficas:

Português:

Silva, A. M. (2018). "Minerais de Crómio: Características e Principais Jazidas Mundiais." Revista de Geologia Aplicada, 10(2), 45-56.

Santos, B. F. (2019). "Utilizações e Impactos Ambientais do Molibdénio na Indústria Moderna." Revista de Engenharia Química, 15(3), 78-91.

Inglês:

Smith, J. K. (2017). "Chromium and Molybdenum: Properties and Industrial Applications." Journal of Materials Science, 25(4), 301-315.

Brown, L. M. (2020). "Health and Environmental Risks of Chromium and Molybdenum Compounds." Environmental Toxicology and Chemistry, 35(2), 187-199.

Japonês:

Tanaka, S. (2018). "クロムおよびモリブデン鉱石の特性と主な世界鉱床." 地球科学レビュー, 12(3), 102-115.

Yamamoto, H. (2019). "クロムおよびモリブデンの産業利用と環境影響の分析." 材料工学ジャーナル, 18(4), 56-68.


PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário