Translate

domingo, 14 de abril de 2024

TITÂNIO O TAL ESPETACULAR

 


Titânio: um elemento versátil e resistente

O titânio foi descoberto como elemento em 1790, na Inglaterra, pelo Reverendo William Justin Gregor, enquanto trabalhava com areia magnética. É um metal de transição leve, forte, de cor branca metálica, brilhante, resistente à corrosão e sólido à temperatura ambiente. O metal titânio é obtido do mineral Rutílio, que consiste em aproximadamente 97 a 98 % de dióxido de titânio (TiO2).

É conhecido pelas suas características atrativas, como excelente resistência à corrosão e resistência mecânica. Tem uma baixa condutividade térmica e alta condutividade eléctrica, sendo um metal leve, resistente, fácil de maquinar e com baixa densidade.

Além disso, é resistente como o aço, mas 45% mais leve; e 60% mais pesado do que o alumínio, mas duas vezes mais forte. O seu ponto de fusão relativamente alto torna o titânio útil como um metal refratário

É altamente reativo a altas temperaturas, tendo grande afinidade por hidrogénio, azoto e oxigénio, os quais podem ser responsáveis por torná-lo mais frágil, daí a necessidade de proteção por gás inerte durante o seu processamento. Tais características tornam o titânio muito resistente aos tipos comuns de fadigaEste metal forma uma camada passiva de óxido em ambiente livre de oxigénio, mas exposto ao ar, o titânio é dúctil.

Além disso, queima quando aquecido e quando imerso em ácido sulfúrico e clorídrico, assim como na maioria dos ácidos orgânicos.

O titânio é amplamente usado nas áreas médica e dentária, como materiais para implantes ortopédicos, próteses dentárias, e em equipamentos cirúrgicos, também é usado em engenharia, indústrias química, naval, aeronáutica, aeroespaciais, automóvel e nuclear, em recuperadores em centrais de energia nuclear e na indústria de guerra.

O titânio é o nono elemento mais abundante na crosta terrestre, com uma percentagem de aproximadamente 0,63%, ocorre em minérios como ilmenite, rutilio, e leucoxênio.

O titânio não é encontrado na composição do corpo humano, no entanto, é usado em implantes médicos e dentários devido à sua excelente biocompatibilidade e resistência à corrosão

O titânio não causa doenças no corpo humano, no entanto, a inalação de poeira de titânio pode causar irritação nos pulmões.

A descoberta e o uso do titânio tiveram um grande impacto na civilização, especialmente na indústria aeroespacial e médica, leve e resistente permitiu a construção de aeronaves mais eficientes e duráveis, além disso, o uso de titânio em implantes médicos e dentários melhorou a qualidade de vida de milhões de pessoas.

Bibliografia:

 Estudo da Interface Zircónia/Titânio Submetida a Carga Cíclica e Térmica Para aplicações biomédicas são especialmente atrativas as suas características de alta resistência à corrosão, baixa toxicidade, muito baixo potencial.

 CRQSP.org.br - Elementos Químicos – Zircônio - CRQ

 Brasil Escola - Háfnio (Hf): características, obtenção, aplicação - Brasil Escola

 Elementos químicos: o que são, classificação e propriedades - Toda Matéria

 Elementos do Grupo 4 – Wikipédia, a enciclopédia livre

鈴木 一郎, 鈴木 俊一, 山本 一郎. 鈴木一郎著作集 (Vol. 1). 東京: 東京大学出版会, 1981.

山本 一郎, 鈴木 俊一, 鈴木 一郎. 鈴木一郎著作集 (Vol. 2). 東京: 東京大学出版会, 1981.

鈴木 一郎, 鈴木 俊一, 山本 一郎. 鈴木一郎著作集 (Vol. 3). 東京: 東京大学出版会, 1981.


PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário