Translate

sábado, 22 de julho de 2023

DITADURA DO PROLETARIADO

 


A ditadura do proletariado será um regime em que abundam os referendos e onde as ideias da maioria das pessoas se impõem à totalidade da sociedade.

Pressupõe-se que o proletariado é a maioria das pessoas ou seja quem trabalha usando meios de produção diversos ou braçalmente.

A ditadura do proletariado surge como contraponto à ditadura de uma elite subjugando as massas a uma condição de vida inferior.

A ditadura do proletariado parte do princípio de que para todos viverem condignamente e de uma forma igualitária é necessário que não haja alguns a viver muito melhor que o resto e a terem acesso a recursos que os outros, maioria, não têm.

Onde se aplicou isto?

A primeira vez que se tentou aplicar foi na Rússia ainda czarista mas já com um poder político parlamentar, mas rapidamente o líder revolucionário Lenin concluiu que teria de haver uma elite de esclarecidos para orientar o proletariado e o restante povo em geral não proletário.

"Os trabalhadores e o povo" é um conceito que parte do princípio de que a sociedade ainda não foi totalmente ajustada à ditadura do proletariado, pois quando a sintonia for total, todos os membros adultos ativos da sociedade serão proletariado, contribuindo igualmente para o motor económico sustentador da mesma.

Mas na realidade a tal elite esclarecedora acabou-se por tornar uma elite substituta da anterior elite nobre e aristocrata e o mesmo aconteceu nas implementações dos regimes semelhantes a este pelo mundo fora. Os países africanos libertados do chamado colonialismo europeu tornaram-se quase todos marxistas mas foi só areia para os olhos do povão pois as elites controladoras das políticas nacionais enriqueceram muito e as não elites mantiveram-se na miséria e em muitos casos ainda pioraram as suas condições de vida.

Chama-se a isto roubo através da manipulação política.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário