Translate

quinta-feira, 27 de julho de 2023

MOEDA ESTABILIZADA NUM PADRÃO

 


O Governo de El Salvador constatou as inflações parvas a que qualquer país pequeno está sujeito, principalmente quando esses países são mal geridos, o que são o caso da maior parte dos países do mundo, viu que uma forma de não ser arrastado pela inflação é usar uma moeda que já existe e que tenha impacto na economia mundial, podia ser a libra, o euro, mas o dólar está ali ao lado e ainda é usado como a principal moeda de troca do mundo, além de que era talvez mais transacionado do a sua moeda própria.

Então Bukele como Presidente de um país falhado, onde imperava o crime assumiu o dólar americano como moeda e mais tarde o bitcoin, o primeiro é uma realidade o segundo tem um elevado potencial para o vir a ser. Assim o dólar mantem as transações internacionais num valor estável relativamente à potência americana e o bitcoin promete vir a ser uma moeda com valor garantido.

Em vez de andar a emitir papel moeda cujo efeito a médio prazo é uma inflação proporcional à emissão realizada, El Salvador baseou a sua economia numa outra com garantias dadas e que ainda é o motor económico do mundo.

Quanto ao bitcoin que no futuro terá uma quantidade fixa de itens monetários, 21 milhões, não se podendo criar ou inventar mais unidades, desde que seja aceite em grande escala será uma moeda que não perderá valor, perspetivando-se uma valorização melhor que a do ouro, pois este vai aumentando a sua quantidade com a descoberta de novas explorações mas o bitcoin quando chegar à emissão dos 21 milhões parou.

Do ponto de vista da economia este país parece ter resolvido facilmente a questão e ainda economiza nos fatores de produção de moeda própria.

Para os que dizem ser o bitcoin um mito, pode-se perguntar o que é o ouro: um mito! Serve para adornar os ricos e uma fração é incorporado nos bens de consumo, mas não é vital, a sua fama vem do facto de praticamente não oxidar na presença de outros materiais mas a platina nesse aspeto ainda oxida menos e é mais barato que o ouro, embora exista em menor quantidade. Mas o que não oxida mesmo nada é o bitcoin que nem sequer tem existência física assim como Deus, mas tal como Deus se acreditarem nele em massa será fundamental na economia.

Podíamos ter o padrão platina, nióbio ou ósmio, mas temos o padrão ouro que nem sequer é o metal mais raro mas tem agregada uma/crença de que tem valor. Se passarmos essa crença para um conceito informático passará a ser o bitcoin ou até outra moeda o valor de referência. Neste caso o bitcoin está melhor posicionado.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário