Translate

terça-feira, 21 de março de 2023

CREDIT SUISSE, FORAM 170 ANOS



O Silicon Valey Bank cai e arrasta mais dois bancos consigo nos USA, passados uns dias fala-se na fragilidade do Credit Suisse (CS) na Suíça europeia, o Banco Central Suíço tentou acalmar os ansiosos dizendo que se fosse necessário injetava 50 mil milhões no Credit Suisse para este não cair.

Depois deste apaziguamento o valor das ações do CS subiram mais de 30%, então Lagard do Banco Central Europeu vem dizer que se fosse necessário ajudava a manter o CS, pois a C€ está muito exposta ao CS, mas a seguir o valor das ações baixaram brutalmente e aí aparece o UBS no fim de semana a propor comprar o CS por 3 mil milhões.

O CS tem cerca de 170 anos, passou por uma fase de ganância em que aceitava dinheiros sem querer saber da proveniência, o que estava alinhado com a filosofia do sistema bancário suíço de secretismo dos depositantes, no seguimento desta imprudência começaram a surgir problemas de recuperação dos capitais investidos pelo CS à uns anos atrás, problema que não conseguiram ultrapassar até agora.

Mas termos o Banco Central Suíço a dizer que se fosse necessário injetava 50 mil milhões neste banco, (equivalente a cerca de 1/3 do PIB português) e uns dias depois o UBS propor comprá-lo por 3 mil milhões significa o quê?

Significará que há 47 mil milhões € em falta?

Se isso é assim ficará o UBS com esse encargo e será o próximo problema?

Será que se está a adiar o problema financeiro para enriquecer ainda mais alguns para depois sim todos pagarmos por tudo isso?

Então e a ligação ao problema financeiro da construção civil chinesa pertence a este impacto?

Só há perguntas, até agora só há uma resposta: a compra do CS pelo UBS vai durar um ano.

Para quem está a ler parece ter sido só a substituição do "C" pelo "UB".

Ai ai.😕


PensaCM


Sem comentários:

Enviar um comentário