Translate

terça-feira, 21 de março de 2023

SUBIDA DA TAXA DE JUROS PELO BCE

 


A Christine ontem foi ao Parlamento Europeu para falar acerca da estabilidade financeira na C€ e um ou dois dias antes tinha subido a taxa de juro mais 0.5% naquilo que chamam ridiculamente 50 pontos base, só para confundir as mentes.

A Christine Lagard com todo o seu charme e altura sabe perfeitamente, com a sua visão de águia, que a inflação está a ser alimentada por especulação dos preços e não pelo consumo, mas insiste em aplicar a técnica quadrada do aumento de taxa de juro que apanha todos pelos encargos mensais.

Isto só melhora para quem tem negócios, podendo continuar a subir a margem de lucro ou seja aumentar o lucro final da sua empresa vendedora. Esta política leva ao empobrecimento de quem trabalha para outrem ou vive de pensões, pois os aumentos salariais nunca são compensatórios, aumentando a distância entre o valor que o empresário médio passa a ter e o valor possuído pelo empregado médio.

Deste modo podemos concluir que Lagard está a fazer o caminho para que os possuidores de casas em pagamento aos bancos, os devedores dos seus investimentos e os dependentes de salário ou pensões mas sem outros rendimentos próprios, piorem o seu nível de vida.

Podemos dizer que Lagard sabe o que está a fazer. A sua linha orientadora é arrasar com a economia mal gerida ou sem sustentabilidade tendo os assalariados como efeito colateral, mas acabando a passar a mensagem de que ter um negócio próprio bem gerido é que interessa e não trabalhar para outrem.


PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário