Translate

domingo, 19 de março de 2023

VELA DA DELTA CAFÉS

 


Rui Nabeiro tinha como vela ou lema: trabalhar para si e não para outros.

Este princípio muito bom para ele não poderia ser aplicado aos 1500 trabalhadores que eram seus funcionários pois todos eles trabalhavam para outro, o Sr. Rui.

A descolonização que trouxe cerca de 1 000 000 de portugueses das colónias (Províncias Ultramarinas no regime Salazarista), criou a oportunidade do Sr. Nabeiro ter acesso a grandes quantidades de café a bom preço quando a concorrência muito mais encorpada tinha graves problemas no acesso a esta matéria prima para manter o vício legal dos seus consumidores. Foi esta oportunidade que catapultou a Delta cafés para níveis de topo, juntamento com a colagem ao novo regime através do PS.

Os cafés Delta têm origens muito variadas que vão desde as Américas Centrais e do Sul, África, Médio Oriente, Sudeste Asiático até à Indonésia, todas estas origens fazem lembrar o comércio português no século XVI.

O Sr. Rui Nabeiro (RN) munido com a básica 4ª classe fez um império cafeeiro de tal modo grande que chegou a ter lucros da ordem de grandeza da Galp embora nunca se ouvisse nenhuma indignação acerca de tais montantes.

RN nunca abandonou a sua terra original, conhecia a vida de todos os seus funcionários e eles a dele, deste modo no pós 25 de Abril de 1974 não caiu para o PC porque nunca gostou de dar mas sim de distribuir, desta forma caiu para o lado do PS. Distribuir é dividir depois de produzir em comunhão, assim não se criam parasitas mas sim trabalhadores.

Este senhor trabalhou tanto no duro que chegou a necessitar de muletas para andar pois tinha os pés e pernas estragadinhos dos esforços, afirmou ele.

PensaCM


Sem comentários:

Enviar um comentário