Translate

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

HISTÓRIA, O ESTUDO DA LOUCURA DE ALGUNS

Quando estudamos história, aprendemos que a esmagadora maioria dos grandes homens cujo nome se eternizou por terem sido grandes líderes, foram na verdade socio-patas com ambições desmedidas que subjugaram populações inteiras ao seu querer e poder.
A par destas grandes chamadas personalidades existiram outros que pela sua teimosia e espírito suicida puseram alguns daqueles em causa.
Temos o maior império de todos os tempos, os Mongois liderados pelo Genghis Kan: criaram um império a partir do nada, a partir de umas disputas e vinganças tribais baseadas em ódios mesquinhos.
Os Mongois tornaram-se temíveis no seu tempo, pois ao conquistarem as cidades que lhes resistiam, matavam todos os homens e muitas das mulheres depois das violarem, até as crianças não tinham grande futuro.
Esta técnica tornou-se uma lenda na forma de medo que os precedia, muitas das povoações que ocuparam entregaram-se voluntariamente tornando-se subditos sem derramamento de sangue, o que era uma vantagem para os conquistados e para os conquistadores.
Roma de Júlio César tinha mil e tal anos antes utilizado uma técnica aproximada que também resultou num dos maiores Impérios de todos os tempos, além disso os caprichos de Cesar tinham de ser satisfeitos caso contrário a vida deixava de correr bem aos executores falhados.
Átila, já no tempo em que o Império Romano estava em queda também usou a estratégia de matar, pilhar e incendiar sem dó, como forma de criar pagadores de impostos para o seu grupo.
Uma das estratégias dos chamados grandes Imperadores ou Ditadores sempre foi promover o infortúnio  dos que se opunham à sua expansão.
Se você tiver um colega ou um chefe que queira impor-lhe constantemente o seu ponto de vista e o obrigue a fazer o que ele quer que faça, como o considera?
Agora dê poder a esse indivíduo e preveja como ele fica?
Foi e é assim que os Ditadores e Imperadores fizeram e fazem história, afirmando-se por aí que:
- Dos fracos não reza a História.
Então e o Jesus Cristo, o Buda, o Gandhi, o Dalai Lama e outros do tipo "mais fraco"?
Esses só são lembrados porque conseguiram não morrer logo, tendo entretanto arrastado multidões que passaram uma ideia que permaneceu no tempo, mas se não tiveram esse arrasto histórico então historicamente foram um agregado de ADN humano como tantos outros anónimos.
Esperem aí! Então e os grandes cientistas?
Só foram famosos os que tiveram protetores poderosos que permitiram a eternidade do seu nome, compare-se o registo das patentes e os verdadeiros inventores, muitas vezes não coincidem, mas o que fica para a História é o nome que se regista agregado aquela invenção.
PensaCM

terça-feira, 13 de novembro de 2018

ROHINGYAS E AUNG SAN SUU KVI


Kumi Naidoo  ativista da organização de defesa dos direitos humanos e diretor do Greenpeace retirou o título de Embaixadora da Consciência à singela lutadora pelo povo de Mianmar: Aung San Suu Kyi.
Aung San Suu Kvi, empenhou grande parte da sua vida adulta à causa da instauração da democracia no seu país, combatendo a ditadura militar que lá esteve instalada.
A democracia é a vontade da maioria! Não é a vontade de uma ou mais minorias: convém esclarecer bem isto porque atualmente fala-se em democracia como se o ponto de vista da vontade de minorias tivesse de ser aceite pela maioria. As minorias têm direito de manifestar o seu querer mas não de impor.
Alguns na Catalunha, província de Espanha, quiseram a independência mas só conseguiram ficar mal vistos pela CE que por sinal até dá muito poder às minorias.
Quando as minorias se impõem temos as ditaduras.
Mas se uma minoria quer ser independente porque ocupa maioritariamente uma fração de um país, continua a ser uma minoria.
A minoria rohingya que até é islâmica quis a independência de Mianmar.
O Governo de Mianmar nem sequer reconhece esta minoria como pertencente à sua população, não tendo os mesmos direitos da população do país, considera-os imigrantes com origem alheia, nomeadamente do Bangladesh. Esta é uma prática usada por muitos países que deixam entrar imigrantes mas que não lhes dão pleno direito como cidadãos e isto só não acontece em países europeus da CE e pouco mais.
Tal como se viu na Sérvia, os imigrantes económicos albaneses ao tornarem-se maioria na província do Kosovo quiseram a independência da Sérvia.
Na Ucrânia o império soviético ao desmantelar-se deixou na Crimeia uma larga maioria de russos e quando houve eleições naquela província a Rússia teve a legitimidade da anexação.
A China já tem o Tibete com maioria de população chinesa para o caso de um dia haver eleições ganhar uma larga maioria de sins à continuidade da ligação à China.
Temos assim que os migrantes em quantidade e as anexações imperialistas acabarem a criar problemas independentistas ou de anexação aos países de origem que tiveram boa vontade ou a infelicidade de terem sido parte de um país conquistador.
A nossa querida Aung San Suu Kyi dedicou a vida ao seu país, um país que é budista nos costumes, mas que faz fronteira com o islâmico Bangladesh, não perdeu um casamento e o crescimento dos filhos para ver a sua causa dividida por causa de uma minoria que culturalmente nem condiz com o seu povo e que até terá uma origem alheia ao seu país.
Uma fação dos Rohinghya criou uma guerrilha contra as Forças Armadas e a polícia do Mianmar, estes responderam da maneira que sabem para manterem a integridade do país, a Presidente Aung Kvi calou-se e só por isso acharam várias instituições internacionais que ela não era digna dos títulos de lutadora por direitos humanos com que no passado foi agraciada.
Ela lutou pelo seu povo que é a quase totalidade existente no seu país e isso foi a causa da vida dela, a sua causa não teve nada a haver com a religião do país do lado e os interesses alheios à unidade do seu país.
A dignidade dela mantém-se pelo facto de estar calada, em vez de lhe tirarem os títulos deviam era ver qual a origem real do problema da guerrilha e se os interesses de quem o provocou não está por trás da tentativa da sua descredibilização.
PensaCM

sábado, 3 de novembro de 2018

GALP DESISTE DE EXPLORAR CRUDE EM PORTUGAL


Estamos num país em que a exploração do crude é contestada por algumas pessoas mas que conseguiram impedir que a única empresa portuguesa com refinarias em Portugal tenha de recorrer aos recursos de outros países para obter a sua matéria prima.
Há mais países que já desistiram de explorar os seus recursos petrolíferos próprios, sendo considerado um passo muito importante para a descarboxilação do planeta, ou seja,o abandono dos combustíveis fósseis como fonte energética principal da população humana.
Há países em que o Estado deixou de explorar as suas reservas petrolíferas mas os privados continuam a fazê-lo, no nosso caso, os espanhóis continuam a explorar gás natural offshore na costa portuguesa.
Por outro lado o consumo mundial de barris de crude por dia continua a subir, ainda há poucos anos andava nos 85 milhões de barris e já passa dos 100 milhões de barris por dia.
O barril são cerca de 158 litros, logo 100 milhões serão 15 800 000 000 de litros que se gastam todos os dias essencialmente em combustíveis, assim não se entende muito bem porque é que Portugal terá de importar por navio e não poderá ter acesso ao crude logo aqui no nosso território. Significa isto que vamos continuar a contribuir para a poluição da atmosfera de forma adicional ao custear navios que vêm de todo o mundo trazer-nos crude para as nossas refinarias.
No entanto não vemos ninguém a bloquear o livre trânsito dos portugueses pelo mundo fora quando vão de férias por exemplo de avião ou navio, os quais gastam combustíveis fosseis refinados em grandes quantidades.
É estranho vivermos num mundo com incoerências tão grandes.
Será que vamos também impedir a nossa exploração mineira para não contaminarmos os nossos recursos aquíferos ou a imigração para não contaminarmos a nossa cultura?

PensaCM

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

RELAÇÕES MARGINAIS


Todos nós temos uma gama de parâmetros dentro da qual conseguimos aceitar determinada coisa.
quando compramos pão escolhemos um mais cru ou mais cozido em função dos nossos gostos, quando compramos uma camisa, achamos que uma determinada cor ainda conseguimos vestir, mas outra já não vestiríamos.
Quando escolhemos um cão ou gostamos de pequenos, de médios ou de grandes e embora quem gosta de pequenos consiga achar piada a um pequeno até certo tamanho já não acha piada a um que seja médio.
Quando escolhemos um amigo conseguimos suportar uma gama de comportamentos, mas por vezes o comportamento da pessoa ultrapassa o limite aceitável por nós, alertando-nos se devemos continuar ou não a ser amigos daquela pessoa e se o ultrapassar desse limite passar a ser frequente então a amizade está posta em causa.
Aos namoros coloca-se a mesma parametrização: conseguimos ir até certos níveis, mas se estivermos já nas franjas do que se permite, facilmente pode desfazer-se a relação amorosa.
No caso dos casamentos, a quantidade de divórcios atualmente existente nos países com legislação protetora da individualidade, indica que muitas vezes casámos com pessoas que estariam próximo dos nossos limites aceitáveis e que com o tempo saíram fora desses limites deixando de nos interessar.
Os limites criados por nós tais como as fronteiras, bloqueiam as relações aceitáveis.
PensaCM

terça-feira, 7 de agosto de 2018

SUSTENTAR O TURISMO A CRUDE



"Autarcas e associações prometem aumentar a contestação contra o furo de Aljezur, até porque não reconhecem nenhum benefício ou contrapartida para a região. "Os algarvios não podem estar reféns de um projeto que ameaça seriamente a região", declararam os 16 municípios do Algarve, após uma reunião simbolicamente realizada em Aljezur".
Esta é a afirmação dos 16 autarcas que têm promovido e promovem a todo o custo o aumento do turismo, turismo esse que só beneficia alguns, os que têm empresas ou lojas que beneficiam com o turismo, todos os outros que são a grande maioria vêm os preços a subir e menos espaço para estar nos locais públicos, vê-se o aumento da violência do pessoal que tem um mau beber nos bares e discotecas, há barulho toda a noite para quem tem de dormir no seu apartamento.e por aí fora. 
Esta diminuição da qualidade de vida dos portugueses perante o aumento repentino do turismo vê-se em todo o lado, o navio de prospecção a 46 ou 47 Km de distância da costa que vai sugar o crude não se vê sequer, nem se sente.
Se as jazidas forem rentáveis como se pensa, vai diminuir o rasto dos petroleiros que têm de abastecer as Refinarias portuguesas a partir de origens longínquas.
O crude no nosso território contribui para diminuir a probabilidade de derrames, até porque um derrame é prejuízo para a empresa. Por outro lado a poluição emitida pelas chaminés dos petroleiros é que é visível e proporcionalmente mais poluidora que uma Refinaria em Portugal.
Um país que tem uma economia sustentada nos seus recursos está menos sujeita às crises dos outros e aos caprichos das notícias e acontecimentos que podem destruir a mole de estrangeiros que afluem a um país. Esquecemo-nos que o nosso turismo disparou porque a comunicação social deu várias notícias sobre atentados em "resorts" na costa islâmica do Mediterrâneo, tornando automaticamente esses países, com uma grande dependência do turismo, em países aflitos sem turismo que se veja, tendo de recorrer da forma possível à exploração do seu petróleo e do que têm para conseguir manter a população.
Uma economia sustentada na sua produção, seja agrícola, industrial ou de serviços e com exportações para destinos variados não fica sujeita aos caprichos do um turismo com uma mão de obra com pouco nível de especialização a ganhar pouquíssimo, sustentando famílias a viver sempre aflitos com as contas a pagar e os preços sempre a subir porque os donos dos negócios beneficiados com o turismo conseguem sempre boas vendas.
Então estes 16 autarcas não contestam o tráfico do aeroporto de Faro?
Os turistas nas belas praias de Faro estão constantemente a ver aterrar e a levantar aviões, provocando aqueles barulhos enormes e fazendo linhas de poluição no céu, linhas essas perfeitamente visíveis no ar, aviões esses que consomem dezenas de toneladas de jet em cada voo, jet esse que é produzido pelas Refinarias e obtido do crude como aquele que não querem que se explore a 47 Km de distância de Aljezur.
A massa de turistas que afluem a Portugal vêm quase todos de avião, muito poucos de navio ou viatura terrestre.
Os navios de cruzeiro são grandes e gastam enormidades de combustível  do mais barato e rasca que está à disposição no mercado e que é produzido pelas Refinarias a partir de crude. Estes navios andam a espalhar os fumos dessas queimas pelo mundo fora, contribuindo bastante para as chuvas ácidas e aumento da temperatura global, ou seja, alguns afortunados e pobres ambiciosos dão-se ao luxo de fazer cruzeiros que geram poluições grandes e más contribuindo para o aquecimento global e uma atmosfera envenenada por enxofre para todos, mas os 16 autarcas não pensam nisso.
Os aviões que se deslocam acima dos 900 Km/h e que têm consumos de jet produzido a partir do crude proporcionais às suas elevadas velocidades, trazem a maioria dos turistas que têm de ser protegidos da visão da prospecção de crude na costa portuguesa.
As viaturas terrestres que trazem muito poucos turistas ao nosso país, andam a gasolina, gasóleo e a gás que mesmo assim são os combustíveis menos poluentes, mas continuam a ser produzidos a partir de crudes.
O turista vai às compras e usa sacos plásticos que são polímeros com origem no crude, compra roupa com fibra que é produzida com produtos vindos do crude, vai ao restaurante e come uma refeição feita num fogão a gás destilado do crude, num prato de cerâmica cozida num forno a gás vindo do crude, enquanto come está sentado numa cadeira de plástico vindo do crude ou numa cadeira de madeira com assento em napa obtida a partir do crude, à noite vai ao bar onde bebe umas cervejas em copo de plástico com origem no crude, mas se for mais ecológico, bebe por um copo de vidro fabricado num forno a gás destilado do crude, à noite passa na recessão do hotel e leva a chave do quarto que pode ser um cartão de plástico que é feito com origem no crude e vai desembrulhar o sabonete de um invólucro feito de plástico, usa o copo de plástico e a escova de plástico para lavar os dentes e deita-se numa cama com uma cobertura de fibra e possivelmente um enchimento feito de materiais muito bons mas que são processados a partir de crude e na mesinha de cabeceira tem um candeeiro com um abajour de plástico ou de vidro fabricado num forno de redução a gás destilado do crude.
Podiamos continuar indefinidamente com esta conversa para concluir que cada turista gera muito mais poluição real e visível de derivados do crude que a exploração e o processamento do mesmo.
Se queremos um mundo melhor e mais limpo não andem a viajar ou a promover viagens pelo mundo só por capricho de ter umas histórias para contar e em paralelo ter atitudes do mais cínico que há.
O turismo depende da exploração do crude para sustentar a crescente procura de transportes (combustíveis) e consumos diários de toda a natureza.
PensaCM

quarta-feira, 25 de julho de 2018

OS ÚLTIMOS GRANDES DESESTABILIZADORES DA ORDEM MUNDIAL


Os últimos grandes desestabilizadores da Ordem Mundial surgiram de países com sucesso na industrialização.
A Guerra Civil Americana, entre 1861 e 1865, mostrou que a força da industrialização arrasou o simples poder agrícola.
No final do século XIX, a Alemanha, a Grã Bretanha e a França foram confrontadas com o mapa cor de rosa em África, feito pelos portugueses e que representava as nossas pretensões territoriais naquele Continente. Portugal era na altura um país pouco industrializado, com pouca população, pouco poder bélico comparativo e com uma administração régia bastante vaidosa e pouco prática, assim só podíamos ter pretensões, pois era altamente desvantajoso partir para uma guerra. Desta forma perdemos cerca de um milhões de Km2 entre Angola e Moçambique para as pretensões Inglesas e Alemãs.
OS USA de pois de recompostos da Guerra Civil provocaram o então Império Espanhol em 1898, sugando-lhe umas colónias numa guerra de seis meses, Cuba, Porto Rico e mais umas ilhas nas Antilhas, a ilha de Guam e por 20 milhões de dólares ainda ficaram com as Filipinas.
Por seu lado no início do século XX a Alemanha que perseguiu a industrialização inglesa e a ultrapassou tornando-se robustamente perigosa provocou uma Guerra a nível Mundial, a Primeira que mostrou o poder de destruição da indústria de Guerra.
Embora tenha perdido a Primeira Guerra Mundial a Alemanha não ficou convencida e provocou a Segunda Guerra Mundial novamente com um poder bélico industrializado superior, tornou a perde-la por falta de timing e aliados suficientemente fortes.
A Segunda Guerra Mundial alimentou o expansionismo Soviético que se fez sentir até à última década do século XX embora em parceria com os USA.
De então para cá o poderio militar industrial passou a ser de tal forma poderoso que emergiu uma nova forma de provocação expansionista, o terrorismo caseiro ou de células suicidas de caris islâmico, que começou a ser combatido de forma ineficazmente desproporcionada.
Vemos assim que a sociedade humana está organizada como se fosse um balão: aperta-se de um lado e incha do outro. Sempre que há uma folga é logo preenchida por alguém ambicioso, a ideia de paz ainda não passa da cabeça de uma minoria.
PensaCM

FILIPINAS


As Filipinas são um conjunto de mais de 7100 ilhas que herdaram o nome que Ruy Lopez  de Villalobos lhes deu em 1543 em honra do seu rei Espanhol Filipe II que por sinal viria a ocupar Portugal em 1580.
Em 1565 o conquistador espanhol Miguel Lopez de Legazpi criou uma representação nas Filipinas e proclamou-as como pertença do Império Espanhol que assim ficou por mais de três séculos.
A Revolução Filipina surge em Agosto de 1896 em que populares liderados por um senhor chamado Bonifácio empreendem uma guerrilha armada sustentada por uma organização secreta chamada Katipunan e que culmina na cedência da Espanha aos USA desta sua possessão no seguimento da Guerra Hipano Americana em que a Espanha perdeu para os USA  pelo Tratado de Paris de 1898 o Porto Rico, Guam e as ilhas das Filipinas, além da posse temporariamente de Cuba.
O Movimento Revolucionário Filipino com origem na Sociedade Secreta Katipunan e agora liderado por Aguinaldo apoiou os USA na Guerra Hispano Americana, mas o Tratado de Paris perferiu ceder as Filipinas aos USA do que dar-lhes a independência, foi assim que embora a Revolução tivesse chegado a proclamar a Primeira República Filipina, esta não foi reconhecida e gerou a Guerra Filipino Americana que levaria os USA a dar a independência às Filipinas só em 1946, depois de estas terem sido ocupadas pelos japoneses durante a II Guerra Mundial e os independentistas filipinos terem combatido pelos USA.
Durante todo este periodo histórico entre a chegada do português Fernão de Magalhães em 1521 e a independência dos USA, as Filipinas estiveram sobre a influência de Impérios Cristãos numa época em que uma civilização era caracterizada por uma religião, assim os fipilinos são maioritariamente cristãos 90% com predominância católica 70%, havendo ainda crenças tradicionais espalhadas por cerca de 2% da população e 5% são islâmicos embora estes reivindiquem ser 11%, maioritariamente sunitas. O islamismo surge aqui no século XV com o comércio árabe a partir da Malásia e da Indonésia que são atualmente países adjacentes.
Rodrigo Duterte é o atual Presidente das Filipinas, país onde o divórcio é ilegal, sendo este Presidente conhecido pela sua guerra ao endémico tráfico de droga, tendo prometido ao eleitorado que mataria até 100 000 toxicodependentes e traficantes de droga no país, mais tarde falou em gostar de matar os 3 500 000 toxicodependentes. Durante as suas governações locais promoveu esquadrões da morte e mortes sem julgamento, por este facto a comunicação social ocidental com a ajuda das Organizações dos Direitos Humanos não perdem uma oportunidade para deitar a sua imagem abaixo,
Resumindo: as Filipinas é composta por muitos lugares lindos onde vivem mais de 100 milhões de pessoas e anualmente chegam mais de 6 milhões de turista, por isso já se começou a limitar o acesso do turismo a certos locais que se tornaram degradados ambientalmente.

PensaCM


terça-feira, 24 de julho de 2018

A 380 O MAIOR 2


A capacidade do depósito do A380 é de 323 mil litros de jet o que gera uma brutalidade de consumo com a consequente emissão de CO2 para a atmosfera. Um SUV europeu gasta aproximadamente 6 a 7 litros de combustível em cada 100 Km percorridos, fazendo contas seria necessário um SUV europeu andar cerca de 5 000 000 de Km para consumir o que um avião destes gasta numa viagem, no entanto o construtor fala em 3 litros por passageiro para cada 100 Km voados, o que é um consumo aparentemente baixo para um veículo que anda a Mach 0.85, no referido SUV europeu o consumo por passageiro será de 1.3 litros por cada 100 Km rodados na estrada a uma média de 100 a 120 Km/h, Mach 0.10.
A questão dos consumos perde-se quando constatamos que as agências de viagens inventam tudo para recrutar pessoas para férias em lugares exóticos que nada acrescentam à vidinha dessas mesmas pessoas a não ser desembolsar uns milhares e ter uma narrativa para contar mais tarde.
A tripulação de uma aeronave destas pode atingir as 30 pessoas, a população de uma pequena aldeia que irão assistir em viagem um total que pode atingir mais de 850 passageiros, a população de uma pequena vila.
Este tipo de avião ainda não teve acidentes mortais o que abona muito a seu favor, usando quatro motores que diminuem a possibilidade de acidente por falha de motor.
Há muita gente contra o funcionamento das refinarias e das cimenteiras mas que vai de férias em aviões destes, pergunta-se então como quereriam estas pessoas andar num avião destes sem existirem refinarias para os alimentar e cimenteiras para pavimentar as pistas de aterragem que terão de medir para cima de 3 km com uma largura de 45 a 60 m e uma espessura maior que 50 cm de material denso, cimento ou betume asfáltico e gravilha ?
É muito investimento para inventar destinos para contar histórias aos amigos, sim, porque a necessidade de viajar de avião ao nível dos negócios é praticamente toda colmatada por net e telefone e viver noutro país para ir visitar os familiares de avião é uma situação que existe só há algumas dezenas de anos.
Assim vamos contribuindo diretamente para a subida da temperatura do planeta com emissões de CO2 enquanto acusamos o do lado e continuamos a assobiar para o ar.

PensaCM


segunda-feira, 23 de julho de 2018

A 380 O MAIOR


"O A380 da Hi Fly tem uma capacidade para 471 passageiros distribuídos por três classes. No piso principal há espaço para 12 lugares de primeira classe e 311 de classe económica. Já o piso superior terá 60 lugares de classe executiva e 88 de económica. Numa configuração de alta densidade, este avião poderá transportar até 853 passageiros."
Este avião é o comercial maior do mundo e tem um custo de produção que ronda os 433 milhões de dólares ou seja os lucros da Galp durante um ano médio.
Para voar necessita de dois pilotos e um copiloto, o que gera problemas de gestão no caso de um deles fazer greve, pois nem todos os pilotos sabem pilotar esta máquina voadora, logo a substituição de um piloto/copiloto grevista é muito difícil.
Esta máquina feita com os materiais mais leves cuja relação custo qualidade consegue, tem cerca de 277 toneladas, o peso de uma vivenda T3/4 feita em alvenaria e betão que baste.
O peso máximo à descolagem é de 575 toneladas, cerca de metade da massa de uma piscina olímpica, distribuídos pelos 184 m3, mais ou menos o tamanho de um T1 grande ou um T2 pequeno.
Mede 73 m de comprimento e 80 m de largura, ocupando as extremidades quase um campo de futebol.
Anda normalmente a Mach 0.83, abaixo da velocidade do som, tendo uma autonomia um pouco acima dos 15 000 Km que é 0.375 do perímetro da Terra.
Esta bomba foi desenvolvida pelos europeus, Alemanha, França, Reino Unido e Espanha e surgiu depois daquele famoso acidente do Concorde que se incendiou devido a ter batido durante a descolagem numa peça largada por um avião de origem americana, concorrência.
Depois da Airbus ter implementado estas máquinas a Boeing, marca da peça que pôs o Concorde fora de produção, nunca mais teve os lucros que costumava ter.
São interessantes estas ligações e comparações.
PensaCM

segunda-feira, 25 de junho de 2018

FORMA DE PENSAR E TENSÃO CARDÍACA

Se nos habituarmos desde pequeninos a levar pequenas coisas a peito, no fundo desenvolvemos uma inter atividade entre as nossas emoções e o que nos rodeia ou o que nos afeta diretamente de uma forma muito mais intensa.
Estamos a falar de pessoas que não gostam de perder nem a feijões, são os chamados altamente competitivos, são aqueles que o sistema capitalista tanto venera, mas são os mesmos que uma vez tendo adquirido aquele tipo de personalidade já não a vão perder mais.
Até se pode ter uma vida de sucesso com esse tipo de personalidade mas quando se passa a ter uma doença cardíaca ou ficar velhinho, altura em que todos querem mandar em nós, aí é que o verdadeiro sofrimento desta personalidade se vai fazer sentir.
A tensão arterial vai subir bastante sempre que a pessoa for contrariada naquilo que pretende, sendo que este tipo de pessoas geralmente quer continuar a mandar em tudo o que as rodeia, aumentado o seu próprio risco de ataque cardíaco ou AVC.
A acrescentar a esta personalidade ganhadora vem muitas vezes uma filosofia de vida de consumo desregrado mesmo quando desaconselhado, o que muito contribui para o encurtamento da esperança de vida do homem de sucesso do ponto de vista capitalista.
O Homem de sucesso do ponto de vista biológico, por outro lado, vivendo mais de acordo com o enquadramento do seu meio ambiente não tem um ego tão exaltado nem necessidade de se impor aos outros, podendo desfrutar de uma velhice mais calma e prolongada.
PensaCM

sexta-feira, 22 de junho de 2018

IMPOSTOS SOBRE COMBUSTÍVEIS


No início de Junho o custo do gasóleo antes de impostos e taxas ficava em Portugal  a 0.652 € o litro e em Espanha o mesmo litro ficava a 0.659 € ao público.
Estes valores indicam que as refinarias portuguesas produzem o litro de gasóleo mais barato mas o governo aplica impostos  e taxas mais caros.
Quando vamos comprar um carro aprece-nos em detalhe qual o preço do carro antes de impostos e taxas, quanto se paga de impostos, quanto se paga de taxas, mas nas faturas do combustível para esse mesmo carro nunca surge em detalhe os vários impostos e taxas aplicados, porquê?
As Refinadoras teriam interesse em que esses valores fossem detalhados ao cliente para não terem de aturar as indignações do público constantemente contra os preços dos combustíveis, acusando os intervenientes da produção e distribuição de receberem grandes lucros.
Na realidade é estranho porque os refinadores/distribuidores ficam calados deste modo, deixando-se ser acusados de toda a forma e feitio.
Mas quem está hoje num cargo de topo de uma empresa desta dimensão pode amanhã ir parar a um cargo político, será esta a justificação dos políticos se calarem sobre os impostos e taxas que aplicam e deixarem a maior industria do país ser acusada de manipulação de preços e ter lucros chorudos?
A realidade é que os grandes lucros das destiladores/distribuidoras se baseiam em volume de vendas, pois o seu lucro por litro tem uma percentagem muito baixa, nenhum lojista aceitaria ter um negócio que desse uma percentagem de lucro tão baixa.
Por outro lado os Governos recuperam as suas contas muito à custa dos impostos e taxas que aplicam aos produtos petrolíferos, até o Ambiente quer manter a sobretaxa para ter orçamento de jeito.
Quando vamos pesquisar na Internet a composição dos impostos e taxas sobre os produtos petrolíferos, só nos aparece conversa e números por alto, não se encontra facilmente os vários itens dos impostos e taxas aplicados ao litro de gasóleo, gasolina ou GPL auto.
Atualmente o gasóleo pago pelo consumidor já ultrapassou os 50% de impostos e taxas e a gasolina já vai acima dos 60%, só o GPL auto é que tem impostos e taxas reduzidos.
Uma mão lava a outra e é necessário ter todos a pagar para melhor orçamentar, deixando o desinformado dizer o que quiser, porque no fim do dia vai ter que abastecer o seu carro ou camião.
Impostos e taxas? É só para baralhar! Porque não é só um imposto?
PensaCM

terça-feira, 19 de junho de 2018

GARIBALDI O ITALIANO


Giuseppe Garibaldi nasceu a 4 de Julho como o feriado da independência dos USA,
Além disso nasceu em 1807:
a 12 de Outubro mandava Napoleão que o General Junot com as suas tropas invadisse Espanha,
a 29 de Novembro a família real portuguesa fugia para o Brasil das tropas napoleónicas,
neste mesmo ano Humphry Davy consegue isolar o potássio a partir do hidróxido de potássio,
neste mesmo ano morre o famoso matemático Johann III Bernoulli que todos conhecem pela famosa equação com o seu nome.
Realmente é uma conjetura muito ativa o que o leva o nosso Garibaldi a entrar em disputas militares e aventureiras na América do Sul, tendo acabado por ser uma pedra basilar na unificação da Itália como país único, industrial e moderno.
Garibaldi nasceu como francês em Nice mas morreu como italiano.                                                    PensaCM                                     

sexta-feira, 15 de junho de 2018

O AMOR CONTRA A ARROGÂNCIA


Há quem defenda que a prática do amor no relacionamento das pessoas é a melhor forma de lidar com o mundo e as suas falhas, porque mostra evidenciando aos outros mais agressivos e arrogantes que o são estupidamente.
A questão da estupidez reside em estar errado e pensar que se está certo, sendo óbvio para os outros que o estúpido o é mesmo.
Se um adepto do amor nas relações inter pessoais enfrenta um estúpido, o estúpido vê ali uma vítima perfeita da sua estupidez agressiva e arrogante, chagando o desgraçado até ao tutano, tal como o guloso como todas as bolachas do pacote até ver o seu fundo.
O amoroso com a sua perspectiva do amor, tentará toda uma argumentária que embaterá na blindagem da estupidez e dali nada produzirá de positivo, quem acaba a ceder é o amoroso que ficará farto de ser bom para com aquele ser humano, rendendo-se alguns dos amorosos ao exército dos filhos da mãe estúpidos e arrogantes, é por isso que cada vez há mais estupidez.
O amor só resulta quando interpretado fisicamente com orgasmos e cenas dessas, por isso é que cada vez mais as pessoas se acediam.
PensaCM

quinta-feira, 14 de junho de 2018

CRUDE AMIGO ALGUM POVO NÃO ESTÁ CONTIGO


O crude em quantidades suficientemente abundantes para ser considerado jazigo rentável não existe em todo o lado.
Para encontrar um furo de crude rentável perdeu-se dinheiro a detetar outros oito furos que não foram rentáveis mas que custaram dezenas de milhões de euros cada um.
Esta é a perspectiva do investidor e do engenheiro que tenta rentabilizar a natureza a favor da sociedade, aproveitando o seu conhecimento para ganhar mais algum.
A costa portuguesa tem crude off shore, no oceano Atlàntico, mas ainda não está definido se será ou não rentável a sua exploração, tal como a Noruega tem crude off shore que tanto tem contribuído para o bem estar da sua população e aumentado as reservas monetárias do país, no entanto a Noruega é um dos países mais respeitadores do ambiente.
O Norueguês é um cidadão que não se importa de pagar mais pela gasolina se isso for contribuir para o melhoramento do ambiente do seu país e compreende perfeitamente que a atividade económica hoje não deve por em causa os recursos das futuras gerações.
Em Portugal o facto de se saber que se poderá vir a explorar crude a uma distância de 21 Km da costa alentejana já mobilizou manifestações contra esse tipo de exploração e continua a mobilizar alguns pretendentes a ambientalistas que se deslocam várias dezenas de quilómetros em veículos movidos a gasolina ou gasóleo destilados em Refinarias portuguesas a partir do crude comprado ao estrangeiro.
Estas pessoas com estas manifestações alegam que a paisagem para o turista fica afetada e que a exploração deste recurso poderá vir a afetar o ambiente: pretendem assim indiretamente que Portugal continue a receber crudes de outras partes do mundo que depois de ser extraído da terra seja ainda transportado por petroleiros através dos oceanos e que seja transfegado para as nossas refinarias e que os fornecedores desses países enriqueçam enquanto nós pagamos impostos e lucros a intermediários.
Esta dialética contra a exploração de crude a uma distância da costa que nem se consegue ver de binóculos tem por trás gente que tem sotaque estrangeiro e que se deslocam em veículos que consomem combustíveis fosseis destilados a partir de crudes que nos é entregue por navios que também consomem combustíveis fosseis de baixo custo e elevada carga poluitiva em enxofre.
Vários manifestantes são pessoas que vivem de empregos que estão dependentes de negócios relacionados com transporte marítimo ou mesmo de atividades ligadas ao comercio de produtos petrolíferos.
Porque não se despedem estas pessoas dos seus empregos por estarem relacionados com a exploração/refinação /comercialização do crude e seus derivados?
Estas pessoas não deixam de fazer as suas viagens anuais de avião para destinos longínquos, sabendo que em cada dessas viagens se vão consumir dezenas de milhares de litros de combustível destilado de crude e que faz voar aqueles aviões ou o combustível barato e sujo dos paquetes que proporcionam semanas de cruzeiro maravilhosas por paisagens naturais idílicas .
A incoerência ao serviço da moda das ideias é uma análise interessante.
PensaCM

quarta-feira, 13 de junho de 2018

BISPO DE FÁTIMA A CARDEAL


O nosso simpático bispo de Fátima António Marta está agendado para a nova nomeação de cardeais que o nosso Papa informal vai fazer.
Ficaremos assim com quatro cardeais, o que significa que até no Catolicismo os portugueses estão em alta e não só no futebol e na política.
Passamos assim a ter o Secretário Geral da ONU, na pessoa do António, depois da Presidência da CE pelo Durão, temos o Ministro das Finanças da CE, na pessoa do Mário, temos o vice do BCE na pessoa do Victor que tem low profil, temos o melhor treinador de futebol do mundo ou muito perto disso com o José, temos o melhor jogador do mundo na pessoa do Cristi ano e temos agora outro António a escorregar para Cardeal fazendo-se ao lugar de Papa.
O Papa atual também tinha este ar bondoso e simpático, e de Bispo chegou a Papa, com uma personalidade semelhante a este nosso Bispo de Leiria-Fátima:simples com uma visão de bondade perante os problemas de hoje, alinhado com a opinião ocidental vigente.
A vida está para quem sabe interpretar a atualidade e o resto é conversa.
PensaCM

segunda-feira, 7 de maio de 2018

PENSANDO MELHOR


Eu pensava que ser honesto era a forma mais correta de estar na vida, mas pensando melhor quem se tem safado são os malandros que usam a honestidade como arma de arremesso contra os outros mas em sede de vida própria elegem a desonestidade como forma de evoluir na senda da riqueza.
Eu pensava que a humanidade evoluía de forma a tornar-se cada vez mais uma sociedade com melhores condições para todos, mas pensando melhor só alguns é que mexem mesmo os cordelinhos disto tudo e tudo é feito à medida dos seus interesses. Se eles têm razão ou não, é outro assunto, pois a superfície da Terra não pode ser explorada ao nível que está e o aumento da população ao ritmo atual é incomportável.
Todos sabem que uns meses antes do final do ano já colhemos e explorámos a superfície da Terra de uma forma que deveria dar até ao final do ano, para que a nossa existência fosse sustentável.
O aumento populacional da superfície da Terra está insustentável e muitos milhares de milhões irão morrer no futuro se não o controlarmos voluntariamente agora.
A questão atual é: quais as populações que estão a aumentar e quais estão a diminuir?
E ainda se questiona: qual a composição cultural no mundo num futuro daqui a cinco ou seis gerações (150 a 180 anos)?
Quem domina os recursos atualmente, quem os consome a um ritmo mais elevado e quem vai dominar esses recursos e o mundo daqui a 150/180 anos?
Mas daqui a 50 anos já se vão notar grandes diferenças.
Ando-me eu a preocupar com a sustentabilidade do mundo quando mais de 7000 000 000 milhões de pessoas se estão a borrifar para o assunto, o que é equivalente a ter cuidado em colocar vidros numa montra de uma rua onde os transeuntes a vão partir à pedrada todos os dias.
O controlo da superfície da Terra é como a implementação do comunismo Marxista, ou é em todo o mundo ao mesmo tempo ou não se vai conseguir implementa-lo.
NB: acabem com as conversas sobre a destruição do planeta e fim do mundo, pois estamos a falar da superfície do planeta, a Terra continuará cá por muitos milhares de milhões de anos. o que a poluição e exploração dos recursos poderão causar à Terra será o equivalente a uma doença de pele e a morte dos piolhos e pulgas, nunca chegará a afetar o seu interior profundo.

PensaCM

quarta-feira, 18 de abril de 2018

QUEM ANDA A LER O "PENSA MELHOR"



Se considerármos  os dez países que mais viram este blogue desde o seu início, sendo a referência Portugal, os USA visitaram este blogue mais 3% que os portugueses, os italianos visitaram 46% do montante dos portugueses, os russos fizeram 12% das visitas que os portugueses fizeram e por aí fora como mostra a tabela abaixo.

USA 103%
Portugal 100%
Itália 46%
Rússia 12%
Brasil 10%
Alemanha 10%
Bélgica 7%
França 6%
China 2%
Mantendo a mesma referência, então no último mês, verificamos que 11.2 vezes mais de italianos viram este blog e 2.4 vezes mais norte americanos, USA, viram este blog relativamente às visitas que os portugueses fizeram.
Verificamos ainda que belgas, brasileiros, alemães, peruanos, franceses e outros viram este blogue, cada um deles menos que os portugueses.

Itália1120,00%
USA240,00%
Portugal100,00%
Bélgica96,10%
Brasil35,30%
Alemanha6%
Peru4%
França2%

Se considerarmos a evolução de quem tem visitado o blogue através dos anos, constatamos que tal como a tabela do total desde início mostra, os USA ainda estão à frente, seguidos de Portugal e depois Itália e a Rússia, mas quando vemos as visitas da última semana, temos que os italianos são os que visitaram mais, seguidos dos USA, Bélgica e por aí fora, como mostra a tabela abaixo.

Itália
Estados Unidos
Bélgica
Portugal
Brasil
Alemanha
Peru
Reino Unido

Vemos que a Itália se interessou muito mais por este blogue nos últimos tempos.
Os USA também aumentaram o seu interesse.
Os Belgas tiveram um pico de interesse mas entretanto esmureceu um pouco.
O Brasil tem vindo a aumentar o número de visitas ao longo do tempo.
A Alemanha tem mantido um interesse constante ao mesmo nível.
Os franceses diminuíram a sua leitura do blogue, não se sabe porquê, até há muito imigrante português neste país, mas talvez tenham diminuído nos últimos anos.
A China tem um nível de visitas muito baixo que poderá até ser compatível com interesses dos seus Serviços Secretos.
O Reino Unido despertou algum interesse nos últimos tempos, mas nada de relevante, talvez ligado com o aumento da emigração portuguesa para aquele país nos últimos anos.
A Rússia que teve alguma expressão no passado, talvez porque havia uma tradução automática em russo, mas nunca gerou o grande interesse esperado da parte deles, embora sejam mais de 200 milhões de pessoas.
Tinha esperanças na Índia, pois não têm censura e são tantos como os chineses. Tive ativada uma tradução automática em hindi,durante bastante tempo, mas nunca houve visitas relevantes da parte dessa cultura tão antiga.
Temos assim um blogue com visitas de todos os continentes possíveis, não há referencias à Antártida, mas não é ainda um blogue com milhares de visitas diárias como eu esperava que iria acontecer quando o criei, dado que os temas são variados e de interesse mundial, não são limitados a um mundinho de uma só pessoa, como é vulgar neste mundo bloguista.

PensaCM

O AR QUE RESPIRAMOS


O ar que respiramos é o ar que envolve a Terra, é aquele para o qual estamos adaptados a respirar.
Não foi o ar que se adaptou à nossa respiração, mas sim nós é que nos adaptámos ao ar existente, porque os que morreram devido ao ar não ser compatível com a sua vida não sobreviveram.
A atmosfera da Terra é instável, dizem os entendidos na matéria: se não houvesse indústria, só o facto de o sol emitir radiação muito potente na forma de partículas que acabam a afetar a Terra quando por cá passam já instabiliza a composição do ar, principalmente a concentração do oxigénio que se transforma em ozono, mortal para nós, quando é bombardeado por essa radiação.
Temos os vulcões que se fartam de emitir dióxido de carbono e compostos de enxofre para a atmosfera, temos as jazidas de metano das zonas frias que o aquecimento leva à sua libertação, temos objetos gasosos celestes que ao impactarem com a Terra podem libertar na atmosfera grandes quantidades dos gases de que são constituídos e outras fontes que contribuem permanentemente para a alteração da nossa atmosfera.
Nós, no fundo, somos muito reativos ao ar que respiramos e como tal também somos muito instáveis como criaturas à superfície da Terra contribuindo também para a alteração da atmosfera.
Não podemos é andar-nos a enganar pensando que o fumo do tabaco que estamos a fumar faz pouco mal e a chaminé da indústria a 10 Km de distância é que é malino.
Não podemos andar cheios de problemas a exigir um filtro de partículas como deve ser para o carro e acendermos todos os dias de inverno uma lareira cheia de emissão de partículas de fumo preto.
Não podemos exigir a uma indústria que tenha não emita benzenos e mandármos diluentes e gasolinas para o chão de terra ou na rede de esgotos.
Não podemos querer que as Refinarias fechem e todos os fins de semana irmos passear de carro umas centenas de quilómetros e todas as férias irmos a um lugar exótico de avião a milhares de quilómetros, porque quem produz os combustíveis usados nessas viagens são as Refinarias.
Resumindo: ser cínico gera karma do pior.
PensaCM

quarta-feira, 11 de abril de 2018

DIVÓRCIO RELIGIOSO


O divórcio perante a Igreja Católica impede o posterior acesso a tomar a hóstia, comungar o corpo de Deus, impede o tornar a casar-se pela Igreja Católica com outra pessoa e impede o batismo de um posterior filho que surja doutra relação.
Perante esta situação, cada vez mais católicos ficam indignados com estas limitações da sua vida espiritual perante a sua adotada confissão, mas quando casaram foram vastamente informados destas limitações, caso se divorciassem, no entanto aceitaram faze-lo.
Pertencer a uma organização, seja religiosa ou não, compromete a pessoa a adotar as regras da organização, no caso das religiões o axioma é sagrado, significando que é do domínio do imutável.
O crente perante a sua falha de avaliação prévia que fez do conjugue é mutilado espiritualmente de uma forma vincada, mas o crente conforme envelhece também deixa de ter capacidades de saltar de 2 metros de altura e de nadar os dois quilómetros seguidos que conseguia com 22 anos, de ter tantos orgasmos como tinha com 20 anos e de ver bem ao perto, no entanto continua feliz por continuar vivo embora possa estar bastante amputado das suas capacidades vitais.
O conceito de religião é mostrar aos falhados dos humanos que o padrão é o dogma religioso e para isso não pode haver facilitismos, pois Deus para ser perfeito não pode moldar a sua perfeição às falhas dos humanos, seria como o patrão pagar aos empregados mais ou menos conforme o negócio corria melhor ou pior, pois assim nunca haveria falências, no máximo poder-se-ía era ficar a trabalhar quase gratuitamente.
Temos de pensar em termos de excelência: o nível de perfeição de Deus não pode baixar só porque os crentes baixaram o seu padrão de complacência com os seus conjugues e se tornaram mais voláteis socialmente.
Esta é a abordagem de um ateu respeitador que já foi crente mas que continua a entender o padrão de excelência com que Deus foi inventado.
PensaCM

sexta-feira, 6 de abril de 2018

A TURQUIA



A Turquia não é só um país islâmico ocidentalizado, tem um poderio militar muito forte, foi militarizada pela NATO para proteger a Europa das incursões asiáticas, nomeadamente da Ásia Soviética e também do Médio Oriente.
Os turcos são o que resta do império Otomano no seguimento da Primeira Guerra Mundial, são ambiciosos e têm toda uma história de ocupação e dominação do Médio Oriente e da Europa Oriental.
Este império Otomano alimentou-se da putrefação do Império Romano Oriental ajudado pela ascensão do Islamismo tendo começado em 1299 e tornando-se na Turquia em 1923.
As Forças Armadas da Turquia são as 8ª maiores do mundo:
Efetivo (ativo e reserva)596 mil
Orçamento8,2 bilhões de dólares
Tanques2.445
Aeronaves1.018
Porta-aviões0
Submarinos12
Classificação em 2016

A Guarda costeira Turca tem uma dimensão só comparável à dos USA, a frotinha dos Gregos ao pé dos Turcos não é relevante sequer.
Temos assim uma rolha na confluência da Ásia na Europa que tem de ser tratada com cuidado e é o que os europeus têm feito nas últimas décadas: paninhos quentes e umas chamadinhas de atenção.
Os turcos têm de tudo: desde o radical islâmico até ao pró europeu mais convicto, é um país em que a democracia pode descambar muito facilmente, por isso o conceito de democracia nunca poderá ser totalmente aplicado numa sociedade destas, tal como se viu na Síria, Egito, Líbia e por aí fora.

PensaCM

sexta-feira, 16 de março de 2018

A CHUVA


A água anda nos oceanos em parceria com sais e outras substâncias naturais e artificiais, envolvendo as rochas, as lamas dos fundos, as plantas subaquáticas e permitindo o movimento fluído de muito tipo de ser vivo.
Imagine-se a água de um oceano ou de um mar: o oceano tem uma profundidade média entre três e quatro quilómetros mas os lagos são muito menos profundos.
Os oceanos ocupam cerca de 71% da superfície da Terra e são alimentados por rios e mares exteriores que têm muito menos salinidade, considerando-se que os rios fora da zona da foz e da influencia da maré são de água doce.
Mas do ponto de vista da água, mais concretamente da gota de água que cai sem para quedas, aproveitando para dissolver algum azoto e oxigénio pelo caminho durante a sua queda veloz, cai numa qualquer porção de terra onde se embrenha até às profundezas de um nível freático ou é logo absorvida como nutriente líquido por uma raíz. Nesta fase ainda é uma água doce.
Se a gota mergulha num nível freático, significa que o solo onde caiu já tem água suficiente para não a absorver, acabando normalmente a alimentar um riacho ou um rio, onde como água doce já vai arrastar grãos de terra e pedra que formarão a carga de sedimentos desse rio. Como rio, a água, já vai dar sustentação a objetos menos densos, servindo de via de transporte para a sua carga flutuante, desde sementes a pessoas.
Ao chegar à foz o rio vai diminuir bastante a sua velocidade e vai largar a sua carga mais fina formando lamas com nutrientes que alimentarão plantas subaquáticas diversas que serão alimento de uma fauna aquática que alimentará uma fauna aérea e terrestre.
As lamas serão argilas que se transformarão em rochas sedimentares a prazo, no entanto se toda a flora e fauna na foz do rio e na plataforma continental adjacente alimentada pela carga do rio, forem muito proliferas durante uns bons milhares ou milhões de anos, os seus restos mortais poderão originar uma boa jazida petrolífera no futuro.
Por outro lado a água do rio que vai entrando no mar fornece percursores do sal, contribuindo para os oceanos irem ficando cada vez mais salgados e com condições para outros tipos de flora a alimentar outro tipo de fauna diversa dos rios com água doce.
Os oceanos, local onde tudo acaba por ir parar, acabam a acumular metais e todo o tipo de jazidas para que o homem mais cedo ou mais tarde os vá explorar e dê continuidade à sua acumulação incluindo poluentes.
O resgate da água do oceano é feito pelo calor do sol e pelos vulcões superficiais, que libertam as moléculas da água da sua forma líquida e lhes permitem a evaporação de modo a irem para o céu, não na forma de anjos mas de nuvens.
As nuvens são uma lotaria tocada a vento permitindo que o seu capricho tornado chuva possa ser libertada por cima de um oceano ou por cima de um pedaço de terra, recomeçando o ciclo da gota de água.
O ciclo da água está pensado para que uma mesma quantidade consiga dar vida, provocar erosão, armazenar na forma sólida nas zonas frias e tornar a água novamente descontaminada na forma de nuvem através do calor absorvido, tudo isto tendo dimensão suficiente para permitir muita asneira.
PensaCM

quinta-feira, 8 de março de 2018

OS HORÁRIOS DOS CAFÉS E O FUTEBOL


Os cafés em Sines começaram a fechar às 20 e às 21h quando ainda no inverno passado fechavam pelas 23h, o que se passou?
Perguntando a um dono de café, ele explica logo sem hesitações que as pessoas deixaram de vir ao café a partir das novas horas de fecho, este é o pior ano, dizem.
Mas a crise já passou o seu pior momento, 2013, 2014, 2015 e só agora é que se está a sofrer este embate?
Pois é, mas é isto que se está a passar.
Por outro lado o futebol continua a prosperar, antes do fecho do café vê-se mais um jogo na TV à luz daqueles holofotes potentissimos que iluminam o relvado e que eventualmente ainda nem são iluminados a leds muito mais económicos.
Os jogadores de topo são cada vez mais caros, estamos a falar de dezenas e até centenas de milhões de euros,não sei qual o crescimento deste mercado mas um outro mercado igualmente dispensável, o do luxo, cresce a um ritmo acima dos 20% ao ano, comparado com o crescimento da economia global nos seus modestos 4%.
Realmente, o escravo que joga futebol de topo, ganha como um príncipe só que de vez em quando o corpo não resiste ao abuso do doping e cai no campo, geralmente com um ataque cardíaco.
Estamos num mundo em que se defende cada vez mais direitos humanos das massas mas o que se vê acaba sempre a não ter sentido nem alinhamento com tanta defesa da vida humana.
Mas afinal as pessoas deixaram de ir à noite ao café porque copulam mais, estão mais pobres, gostam mais de ficar no quentinho do sofá ou porque estão mais pobres numa economia que está constantemente a parir dignas figuras de liderança europeia e mundial?

PensaCM

quarta-feira, 7 de março de 2018

O AQUECIMENTO GLOBAL E A CHUVA

O aquecimento global não seca o globo, antes pelo contrário: mais temperatura média significa mais evaporação média e mais chuva média, o que fica melhor em média para as plantas, pois ao terem mais água reproduzem-se e crescem mais, em média.
No entanto quando comemos em média uma galinha, significa que uns comem uma galinha inteira e outros sabem que elas existem, comendo só o arroz ou a mandioca do acompanhamento.
Assim o aumento da média de chuva pode significar que nalguns pontos até pode chover menos devido a correntes de novas superfícies de oceano descobertos, como é o caso do oceano Ártico, entre a Rússia e o Ártico, que passou a estar na forma líquida de uma forma permanente ao longo de uma boa extensão, o que gera ventos siberianos a chegar à Europa Ocidental.
Alguns dizem que o sul de Portugal ficará desértico até ao final do século outros dizem que Lisboa ficará com uma temperatura média mais baixa e terá neve no inverno. Será que as duas situações irão coexistir?
Uma coisa é certa: a produtividade média global da flora irá aumentar, assim como os polens, se isso trará vantagens para as plantas comestíveis pelo Homem ou não já é outro assunto.
Que mais polen e insetos no ar trarão mais alergias também é certo, mas que os Russos ficarão com melhores acessos às energias fósseis do Artico também.
Que o Saara aumentará parece ser certo, mas que florestas luxuriantes aparecerão noutras zonas também.
O gelo, água doce dos pólos vai-se derreter mais e juntar-se ao oceano salgado, mas a água dos oceanos também vai aumentar as chuvas que aumentarão os caudais dos rios de água doce.

PensaCM

domingo, 11 de fevereiro de 2018

CONHECER O PARCEIRO NÚ


Vi um programa que se passa na Grã Bretanha, onde um homem vai vendo seis mulheres que estão dentro de câmaras foscas mas de cores diferentes, sendo estas pessoas mostradas de baixo para cima e no final o escolhedor tem de selecionar uma só.
Também existe a versão de uma mulher ter de escolher um entre seis homens que estão nas ditas câmaras coloridas e foscas.
Então a ação tem a pessoa que escolhe e uma comentadora que a acompanha e dá a dinâmica ao programa, enquanto as câmaras coloridas e foscas vão subindo e descobrindo os corpos.
O primeiro movimento ascendente das câmaras deixa à vista as seis pessoas da cintura para baixo, sendo objeto de comentário a apreciação do escolhedor acerca das partes visíveis dos seis corpos, chegando mesmo a aproximar-se a poucos metros para ver melhor e no final tem de excluir uma dessas pessoas,mostrando-se a totalidade da pessoa, dizendo o nome, a idade e o que faz, cumprimenta o escolhedor geralmente com um abraço e vai embora. 
Depois dos cinco restantes, descobre-se até ao pescoço e o escolhedor terá de excluir a segunda pessoa.
De seguida mostra-se a cara dos três restantes que dizem qualquer coisa e o escolhedor depois dos seus comentários espicaçados pela comentadora terá de excluir a terceira pessoa nua.
Ficando dois nus para a seleção final, o escolhedor terá de surgir despido e ouvir os comentários que os dois nus farão ao seu corpo e de seguida terá de escolher a pessoa por quem se sente mais atraído, com a qual terá um encontro dias depois, mas já vestidos.
Passado dois meses fazem-lhes uma entrevista aos dois e verificou-se nos casos que vi, que não tiveram mais nenhum encontro, logo não encetaram nenhuma relação física.
Só vi um programa e um pedaço doutro, mas se estas pessoas não encetam relações depois desta abordagem nua é porque a atração física não é realmente importante: se é assim onde está realmente a química? Na relação mental?
Não sei se terei de ver mais programas para estatisticamente poder realmente concluir ou não o que acabei de dizer.


PensaCM

CONHECER O PARCEIRO NU, versão facebook


Vi um programa que se passa na Grã Bretanha, onde um homem vai vendo seis mulheres que estão dentro de câmaras foscas mas de cores diferentes, sendo estas pessoas mostradas de baixo para cima e no final o escolhedor tem de selecionar uma só.
Também existe a versão de uma mulher ter de escolher um entre seis homens que estão nas ditas câmaras coloridas e foscas.
Então a ação tem a pessoa que escolhe e uma comentadora que a acompanha e dá a dinâmica ao programa, enquanto as câmaras coloridas e foscas vão subindo e descobrindo os corpos.
O primeiro movimento ascendente das câmaras deixa à vista as seis pessoas da cintura para baixo, sendo objeto de comentário a apreciação do escolhedor acerca das partes visíveis dos seis corpos, chegando mesmo a aproximar-se a poucos metros para ver melhor e no final tem de excluir uma dessas pessoas,mostrando-se a totalidade da pessoa, dizendo o nome, a idade e o que faz, cumprimenta o escolhedor geralmente com um abraço e vai embora. 
Depois dos cinco restantes, descobre-se até ao pescoço e o escolhedor terá de excluir a segunda pessoa.
De seguida mostra-se a cara dos três restantes que dizem qualquer coisa e o escolhedor depois dos seus comentários espicaçados pela comentadora terá de excluir a terceira pessoa nua.
Ficando dois nus para a seleção final, o escolhedor terá de surgir despido e ouvir os comentários que os dois nus farão ao seu corpo e de seguida terá de escolher a pessoa por quem se sente mais atraído, com a qual terá um encontro dias depois, mas já vestidos.
Passado dois meses fazem-lhes uma entrevista aos dois e verificou-se nos casos que vi, que não tiveram mais nenhum encontro, logo não encetaram nenhuma relação física.
Só vi um programa e um pedaço doutro, mas se estas pessoas não encetam relações depois desta abordagem nua é porque a atração física não é realmente importante: se é assim onde está realmente a química? Na relação mental?
Não sei se terei de ver mais programas para estatisticamente poder realmente concluir ou não o que acabei de dizer.
PensaCM

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

BALDA
















A balda significa que algo está a acontecer ao acaso, sem governo ou orientação definida, na verdade a balde dá para transportar graneis de toda a ordem, podem ser grãos de cereais, farinhas, líquidos e todo o tipo de coisas pequenas desde que caibam no balde.
O balde não tem prateleiras, portas ou gavetas, tudo fica de uma forma caótica desde que se acomode naquele espaço, dentro do balde. Não há hierarquização ou prioridades, tudo está lá para dentro.
Mas os mais organizados podem dizer que se transportarem um balde cheio de areia podem sempre colocar um tijolo por cima e isso já conecta a alguma arrumação e prioridade, pois o tijolo retira-se primeiro. Pois é, mas isso são exceções, a regra é tudo ao molho desde que caiba.
A balda desresponsabiliza quem a pratica, torna o controlador da situação um irresponsável que não merece ganhar um salário ou mérito por aquilo que faz.
Este é o ponto de vista do nosso mundo organizado, mas se o universo em estudo for mesmo o universo das estrelas e galáxias, então a superstrutura que sempre mandou na sua evolução foi o caos ou a balda total em que só se impôs o que tinha estrutura que aguentasse as condições existentes em cada momento. Embora a balda governe a evolução do universo, a complexidade do mesmo é brutalmente complicada para os nossos cérebros altamente organizados e cheios de prioridades.

PensaCM

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

SENSUALIDADE INOCENTE



A boa sensualidade é aquela que se mostra sem intenção, a pessoa é assim, não se está a produzir nem a seduzir ninguém: é-o.
Há uns tempos atrás estava eu numa reunião de vários especialistas, analisando os prós e contras de uma unidade industrial, sendo a líder da análise uma senhora competente e já com as suas ruguitas, senhora essa que 12 anos atrás ainda era uma boneca linda.
Esta líder de reunião foi falando e ouvindo, as horas foram acumulando e a senhora começa por suavemente pousar a mão em cima da pele do seu ombro direito de modo a tocar  a alça do soutien, deixando-a permanecer lá uns longos minutos como se se acariciasse desde o ombro até à omoplata enquanto falava, ouvia e teclava.
Passado mais uma hora a sua mão direita entra novamente na gola da camisola de inverno do lado contrário,  raspando a pele desde a raiz da mama até à axila, onde se imobilizou com a palma da mão em cima do músculo peitoral adjacente: lá permaneceu longos minutos, talvez uns 15 ou 20.
No segundo dia, este tipo de auto acariciamento continuou: a certa altura a mão esquerda entrou pelo lado direito da gola, roçando o pescoço e instalando-se na zona posterior, lá ficando um bom terço de hora, depois passado umas largas de dezenas de minutos lá se foi instalando a sua própria mão na zona lateral da cintura, do lado contrário da mão.
No terceiro dia, esta auto massagem já se fazia mais amiúde, tendo culminado com a mão esquerda a escorregar no lado esquerdo da cintura, entrando no espaço que as calças de ganga deixam quando se está sentado e instalando-se na nalga esquerda e assim lá ficou aquela mão perdida e quente uns bons 20 minutos ou meia hora.
Só estiveram duas mulheres naquela sala de reuniões, durante aqueles três dias, os homens variaram entre 5 e 11, conforme os dias, mas nenhum comentou estas auto carícias da senhora, para quem se viravam todos os olhares o tempo todo.
Ao comentar com uns colegas mais velhos, este aspeto de sensualidade explícita mas aparentemente sem intenção,  concluímos que os homens presentes naqueles três dias eram novos, de uma nova geração que já não têm capacidades de constatar a sensualidade casual numa mulher fora do facebook ou de um "chat" porno erótico. Sim... Se se tivesse comentado aquele assunto com algum deles, quase de certeza que ninguém tinha reparado.
Será que a senhora era realmente inocente naquelas toques masturbantes e estava simplesmente a aquecer as mãos com as várias zonas mais quentes do corpo ou queria mostrar que ainda era realmente atrativa?
Já vai longe o tempo em que ver um tornozelo dava uma ereção perturbante de tirar o sono a um homem.

PensaCM

sábado, 27 de janeiro de 2018

NOVOS TIPOS DE TRANSPORTE


As novas formas de nos deslocar estão a surgir com motores elétricos e com sistemas de apoio ao equilíbrio, estamos a falar de veículos pensados mais para cidades, tendo rodas pequenas e baixa altura ao solo podendo ser tripulados com equilíbrio assistido.
Estamos a falar de "segaways" que se tripulam em pé ou seus derivados que se tripulam sentados, há ainda aquelas plataformas baixas com um eixo e duas rodas na ponta do mesmo e um outro veículo com uma só roda, o que eu acho a purificação extrema do necessário.
Deslocar-mo-nos numa só roda e não termos de fazer aquele esforço circense para nos equilibrar-mos é a verdadeira forma zen de deslocação assistida: o mínimo é suficiente.
Quem passeia junto ao rio em Lisboa ou no Porto já vê uma panóplia de geringonças elétricas que se podem alugar e andar pela cidade, tendo um custo acessível tendo vários locais onde se podem entregar.
Estes novos veículos não têm um andamento muito definido, nem travam logo ali, pois se isso acontecesse o processo do equilíbrio desaparecia, logo nem todos se sentem à vontade para andar em cima daquelas máquinas futuristas.

PensaCM